LIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO PROJETO DE EMANCIPAÇÃO | Lessons of Integrated High School experimentation as an emancipation project

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino Médio Integrado, Experimentação Pedagógica, Basic Education, Integrated High School, Pedagogical Experimentation

Resumo

This article discusses experiences of implementation of Integrated Higher Education in Brazil. By means of a bibliographic and field research. It showed that several subjects, networks and educational units produced orientations and / or implemented actions inspired by the idea of integrated teaching and register difficulties and positivities in this experimentation. It emphasizes that the attempts of integrated teaching reveal more advances when articulated to evident political projects of human emancipation, such as in the studied experience of the Rural Familiar House of Gurupá-Pará. In the conclusion, it is emphasized that from these positive experiences important lessons can be drawn from integrated teaching, which should be understood not only as a pedagogical proposal, but above all as a political banner of the democratic field towards the poor quality of brazilian public education, which reserves only fragments of the literate culture to young people of working class. 

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Este artigo aborda as experiências de implementação do Ensino Médio Integrado no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica e de campo revela que vários sujeitos, redes e unidades de ensino produziram orientações e/ou implementaram ações inspiradas pela ideia de ensino integrado e registra dificuldades e positividades nessa experimentação. Destaca que as tentativas de ensino integrado revelam mais avanços quando articulados a projetos políticos claros de emancipação humana, como na experiência estudada da Casa Familiar Rural de Gurupá-Pará. Na conclusão é enfatizado que dessas experiências positivas podem ser extraídas importantes lições de ensino integrado, que deve ser entendido não apenas como proposta pedagógica, mas, sobretudo, como uma bandeira política do campo democrático, em direção ao enfrentamento da má qualidade da educação pública brasileira, que reserva apenas fragmentos da cultura letrada aos jovens de origem trabalhadora. 


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Biografia do Autor

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Universidade Federal do Pará

Pedagogo, especialista em docência do ensino superior pela UFPA, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Educação pela UFMG, com Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da UFPA atuando como professor da graduação e da pós-graduação, mestrado e doutorado. Na UFPA coordena o GEPTE-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Mantém produção bibliográfica regular focando principalmente na área de Trabalho e Educação e, em particular, no ensino médio e na educação profissional. Têm experiência de orientação de dissertações/teses de mestrado e doutorado, trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e monografias de cursos de especialização. Coordenou vários projetos de pesquisa com financiamento externo. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em três gestões, vice-coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, Coordenador do GT de Trabalho e Educação da ANPED, Diretor de Qualificação da Escola de Governo do Pará, Diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Educação do Pará, membro do Conselho Estadual de Educação e membro da Comissão da Área de Educação junto a CAPES. É associado da ANPED, da ANPAE e da SBPC

Ana Maria Raiol da Costa, Secretaria Estadual de Educação/SEDUC/PA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora da Educação Básica, da Secretaria Estadual de educação/PA. Doutoranda em Educação do PPGED/UFPA.

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

ARAUJO, R. M. de L.; COSTA, A. M. R. da. LIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO PROJETO DE EMANCIPAÇÃO | Lessons of Integrated High School experimentation as an emancipation project. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 115–130, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9610. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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