RELAÇÃO ENTRE PROCESSO DE INGRESSO E EVASÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.25904Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Ingresso, EvasãoResumo
A implantação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a expansão dos Institutos Federais pela lei nº 11.892/2008 ampliaram o número de matrículas e de cursos nos estados brasileiros. Entretanto, a instituição vem apresentando elevados índices de evasão. Nesse contexto, o presente artigo objetiva analisar pesquisas empíricas que abordem de alguma forma as possíveis relações estabelecidas entre os procedimentos adotados no processo de ingresso das referidas instituições e que possam estar afetando a evasão/permanência dos estudantes. Assim, a modalidade principal de pesquisa é a análise de conteúdo realizada pela consulta de diferentes descritores nos portais da CAPES, SciELO e Google Acadêmico, no período de 2010 a 2020. Os resultados revelam que as principais causas da evasão dos estudantes estão relacionadas a aspectos de ordem pessoal, pedagógicos, e também ao desconhecimento do conteúdo programático e do perfil de egresso. Defende-se que muitas das causas de evasão apontadas podem ser revertidas, qualificando-se o processo de ingresso. Conclui-se, portanto, que as instituições da EPT podem melhorar a relação que estabelece com os estudantes-trabalhadores, qualificando os procedimentos de ingresso e demais condições relacionadas à permanência, sucesso e progressão desses sujeitos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Elisa Carmo Franco; MIRANDA, Paula Reis de. Comunicação Pública na Prevenção da Evasão: a experiência de um aplicativo sobre Ensino Médio Integrado. Revista Diálogo Educacional, n.64, v. 20, p.170-200, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25428. Acesso em: 15 jun. 2020.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas educativas em Educação Profissional: o velho travestido de novo frete ao efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac: a revista de Educação Profissional, Rio de Janeiro, n. 2, v. 36, 2010. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/218/201. Acesso em: 22 nov. 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASTOS, Oliver Guimarães Armando; GOMES, Carlos Francisco Simões. A evasão escolar no Ensino Técnico: entendendo e enfrentando as dificuldades – Um estudo de caso do CEFET-RJ. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. 10. 2014. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: CNEG & o INOVARSE, 2014. Disponível em: http://www.inovarse.org/node/2046. Acesso em: 16 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: “CONCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS, PROBLEMAS E PROPOSTAS”, 2, 2003, Brasília. Anais eletrônicos [...]. Brasília: MEC/SEMTEC, 16 a 18 de junho de 2003. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002266.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta em Discussão: Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base. Brasília, abril de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf. Acesso em: 5 jan. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 10 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília, dezembro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 8 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 10 out. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 10 out. 2019.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil -PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 14 mai. 2016.
BRASIL. Lei nº 12.771, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 17 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Disponível em: mobile.cnte.org.br:8080/legislacao-externo/rest/lei/51/pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/diretrizes_curiculares_nacionais_2013%20(3).pdf.
Acesso em: 10 mar. 2019.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 506 de 13 de maio de 2013. Relatório de Auditoria nº TC 026.062/2011-9. Disponível em: http://portal3.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/
programas_governo/areas_atuacao/educacao/Relatorio%20Voto%20Acordao%20%20Educacao%20Profissional.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Nota informativa nº 138, de 15 de julho de 2015. Brasília: SETECMEC, 2015. Disponível em: http://www.iftm.edu.br-/proreitorias/ensino/permanenciaeexito/documentos/documentos/2015%20 Nota%20Informativa%20n%C2%B0%20138%20_2015_DPE_DDR_SETEC_MEC%282%29.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
CIAVATTA, Maria. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. Revista Trabalho Necessário, n. 3, v. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos. uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em: 22 nov. 2019.
DIAS, Divanete Salete Hoffmann; SCHRÖEDER, Christine da Silva. Evasão Escolar no Curso Técnico em Plástico, Modalidade Subsequente, do Instituto Federal Sul - Rio-Grandense, Campus Sapucaia do Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Especialização - Curso de Administração Pública Contemporânea, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
FELIPPE, Bárbara C.; VALER, Salete. Pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa como princípio pedagógico: orientações aos professores da Educação Profissional. 2019. Produto educacional (Cartilha) - Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2019. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434085.
Acesso em: 1 jun. 2020.
FIGUEIREDO, Natália Gomes da Silva; SALLES, Denise Medeiros Ribeiro. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, n.95, v. 25, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010440362
&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 4 out. 2019.
FREDENHAGEM, Sheyla; COMETTI, Nilton; BONFIM, Cristiane Jorge de Lima; ARAÚJO, Fernando Dantas. A voz da evasão. Revista Eixo. Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de Brasília, n. 2, v. 1, 2012. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.index.php/
RevistaEixo/issue/view/9. Acesso em: 16 out. 2019.
FREDENHAGEM, Sheyla Villar. Evasão escolar no âmbito do Instituto Federal de Brasília. Revista Eixo. Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de Brasília, n. 2, v. 3, 2013. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/160. Acesso em: 15 mar. 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, Hélio da; CONCEIÇÃO, Martinho da. (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005a. p.19-62.
KUENZER, Acacia Zeneida. Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, n.1, v. 20, set/dez. 2004. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/501. Acesso em: 15 jun.2020.
KUENZER, Acacia Zeneida. EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida. Revista Retratos da Escola, n. 8, v.5, 2011. Disponível em:http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/
view/46. Acesso em: 15 jun. 2020.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katálysis. Florianópolis, n. esp., v.10, p. 37-45, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141449802
%20&script=sci_arttext. Acesso em: 3 mar. 2020.
MIYAZAWA, Glória Cristina Marques Coelho. Diagnóstico da evasão nos cursos técnicos concomitantes/subsequentes do IFSP campus São Roque. Revista Eletrônica Acadêmica Scientia Vitae, n. 4, v. 1, 2014. Disponível em: www.revistaifspsr.com. Acesso em: 10 abr. 2020.
RAMOS, Marise. Concepção de Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 27 set. 2019.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, n. 34, v. 12, 2007. Disponívelem:https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do Trabalho Científico. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Cláudio Nei Nascimento da; CONCIANI, Fernanda; AZEVEDO, Márcio Adriano de; BONFIM, Cristiane Jorge Lima; VAZ JÚNIOR, Oswaldo Junqueira; MIRANDA, Evelynne Katriny Silva de Sousa; SOUZA, Maiane Araújo. Dualidade estrutural no ensino técnico profissionalizante em Brasília (IFB): uma análise do discurso oficial de inclusão e as dificuldades de permanência dos alunos. Revista EIXO, Brasília, n.1, v.2, p. 2-16, 2013. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/95. Acesso em: 15 mar. 2020.
VALER, Salete; BROGNOLI, Angela; LIMA, Laura. A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional técnica de nível médio para a constituição do ser social e profissional. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 2785 - 2803, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum-/article/download/1984-8412./35788. Acesso em: 15 jun.2020.
VALER, Salete. A pesquisa como princípio pedagógico e sua materialidade linguística: estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. v. 2, n. 17, 2019. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT-/article/view/7289. Acesso em: 15 jan. 2020.