A RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.51540

Palavras-chave:

Qualidade em serviços, Treinamento e desenvolvimento, Satisfação no trabalho

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de avaliar a qualidade dos serviços de treinamento e capacitação ofertados por uma instituição pública através da comparação entre expectativa e experiência do cliente servidor técnico administrativo em educação e sua relação com a satisfação no ambiente de trabalho e a qualidade de vida no trabalho. O caráter da pesquisa é exploratório do tipo descritivo e foi utilizado método quantitativo e qualitativo. Para avaliar a eficácia do programa de treinamento do Instituto Federal do Pará – Campus Avançado Vigia, local desta pesquisa, foi utilizado o modelo SERVQUAL, que objetiva medir a qualidade do serviço com base na diferença entre as percepções dos clientes sobre o serviço prestado e suas expectativas. É um questionário composto por 22 questões que englobam 5 dimensões de qualidade, dimensões essas selecionadas a partir de levantamentos bibliográficos, apontadas como relevantes para este estudo. O modelo SERVQUAL se mostrou eficaz para avaliar a qualidade do serviço e para identificar lacunas que precisam ser abordadas para melhorar o desempenho da organização. A relação entre a qualidade percebida e a satisfação no ambiente de trabalho foi analisada por meio do questionário QWLQ-bref, que avalia quatro domínios da qualidade de vida no trabalho (QVT). Ele é composto de 20 questões o que torna a pesquisa mais célere. Os resultados revelaram uma correlação positiva entre as dimensões de qualidade do serviço de treinamento e os domínios da QVT corroborando os estudos realizados e apontados nesta pesquisa. Também foi confirmada as lacunas existentes entre expectativa e resultado relacionados à qualidade do serviço de treinamento.  Como sugestão para pesquisas futuras sugere-se aplicar os questionários para outras unidades da esfera pública federal com o objetivo de promover a generalização e redução dos vieses.

Biografia do Autor

  • Sabrina Bianca da Silva Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Pará (PPGAD-UFPA), Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa e Graduada em Engenheira de Produção pelo Centro Universitário do Estado do Pará. É Técnica Administrativa em Educação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, atuando como coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

  • Harley dos Santos Martins, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro - UA em Portugal, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado Acadêmico) e do curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pará - UFPA.

  • Cristiano Descovi Schimith, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Pós-Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada. É Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e compõe o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Administração PPGAD-UFPA. Atua na Defensoria Pública da União DPU-Campinas.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 3, p. 103–120, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.51540. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51540. Acesso em: 10 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 612

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.