A RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.51540

Palavras-chave:

Qualidade em serviços, Treinamento e desenvolvimento, Satisfação no trabalho

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de avaliar a qualidade dos serviços de treinamento e capacitação ofertados por uma instituição pública através da comparação entre expectativa e experiência do cliente servidor técnico administrativo em educação e sua relação com a satisfação no ambiente de trabalho e a qualidade de vida no trabalho. O caráter da pesquisa é exploratório do tipo descritivo e foi utilizado método quantitativo e qualitativo. Para avaliar a eficácia do programa de treinamento do Instituto Federal do Pará – Campus Avançado Vigia, local desta pesquisa, foi utilizado o modelo SERVQUAL, que objetiva medir a qualidade do serviço com base na diferença entre as percepções dos clientes sobre o serviço prestado e suas expectativas. É um questionário composto por 22 questões que englobam 5 dimensões de qualidade, dimensões essas selecionadas a partir de levantamentos bibliográficos, apontadas como relevantes para este estudo. O modelo SERVQUAL se mostrou eficaz para avaliar a qualidade do serviço e para identificar lacunas que precisam ser abordadas para melhorar o desempenho da organização. A relação entre a qualidade percebida e a satisfação no ambiente de trabalho foi analisada por meio do questionário QWLQ-bref, que avalia quatro domínios da qualidade de vida no trabalho (QVT). Ele é composto de 20 questões o que torna a pesquisa mais célere. Os resultados revelaram uma correlação positiva entre as dimensões de qualidade do serviço de treinamento e os domínios da QVT corroborando os estudos realizados e apontados nesta pesquisa. Também foi confirmada as lacunas existentes entre expectativa e resultado relacionados à qualidade do serviço de treinamento.  Como sugestão para pesquisas futuras sugere-se aplicar os questionários para outras unidades da esfera pública federal com o objetivo de promover a generalização e redução dos vieses.

Biografia do Autor

  • Sabrina Bianca da Silva Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Pará (PPGAD-UFPA), Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa e Graduada em Engenheira de Produção pelo Centro Universitário do Estado do Pará. É Técnica Administrativa em Educação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, atuando como coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

  • Harley dos Santos Martins, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro - UA em Portugal, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós Graduação em Administração (Mestrado Acadêmico) e do curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pará - UFPA.

  • Cristiano Descovi Schimith, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Pós-Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada. É Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e compõe o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Administração PPGAD-UFPA. Atua na Defensoria Pública da União DPU-Campinas.

Referências

ALI, Sadia Samar; BASU, Arati; WARE, Nilesh. Quality measurement of Indian commercial hospitals–using a SERVQUAL framework. Benchmarking: an international journal, v. 25, n. 3, p. 815-837, 2018. https://doi.org/10.1108/BIJ-05-2016-0060

AlOMARI, Firas. Measuring gaps in healthcare quality using SERVQUAL model: challenges and opportunities in developing countries. Measuring Business Excellence, v. 25, n. 4, p. 407-420, 2021. https://doi.org/10.1108/MBE-11-2019-0104

ALVES, Sabrina Bianca da Silva; RAIOL, Laura Cristina Barros; CASTRO, Hudson Augusto Silva de; MARTINS, Harley dos Santos. Análise da qualidade de vida de vigilantes atuantes numa instituição de ensino superior. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, p. e73537-11, 2023. https://doi.org/10.5902/2318133873537

AMORIM, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; DE BARROS SILVA, Ladjane. Treinamento no serviço público: uma abordagem com os servidores técnico-administrativos de universidade. Teoria e Prática em Administração (TPA), v. 2, n. 1, p. 1-28, 2012.

ARULDOSS, Alex; KOWALSKI, Kellyann Berube; PARAYITAM, Satyanarayana. The relationship between quality of work life and work-life-balance mediating role of job stress, job satisfaction and job commitment: evidence from India. Journal of Advances in Management Research, v. 18, n. 1, p. 36-62, 2021. https://doi.org/10.1108/JAMR-05-2020-0082

BALDAM, Roquemar de Lima; FIOROT, Guilherme Marques; SILVA, Rafael Moreira Grazia; PITANGA, Tullio Rocio; VIEIRA, Vitor Arçari. Atendendo à alta demanda de treinamento nas organizações e reduzindo os custos. RACE, Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 17, n. 1, p. 129-150, 2018.

BALSAN, Laércio André Gassen; DIAS LOPES, Luis Felipe; ALVES, Juliano Nunes; VIZZOTTO, Fernanda Binotto; COSTA, Vânia Medianeira Flores. Impacto do treinamento, comprometimento e entrincheiramento organizacionais em servidores de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 9, n. 1, p. 143-164, 2016. https://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p143

BINGWA, L.; NGIBE, M. The impact of academic training programmes in improving teaching and learning: A case of academic staff at a selected university of technology. South African Journal of Higher Education, v. 35, n. 2, p. 21-41, 2021. https://hdl.handle.net/10520/ejc-high-v35-n2-a3

BRASIL. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. Brasília

CHEREMETA, M.; PEDROSO, B.; PILATTI, L. A.; KOVALESKI, J. L. Construção da versão abreviada do QWLQ-78: um instrumento de avaliação da qualidade de vida no trabalho. Revista Brasileira de Qualidade de vida, v. 3, n. 1, 2011. https://doi.org/10.3895/S2175-08582011000100001

COHEN, Jacob. Statistical power analysis. Current directions in psychological science, v. 1, n. 3, p. 98-101, 1992.

DE OLIVEIRA, Natália Mariana Tavares; FRAGATA, Juliane Pinheiro; FRAGATA, Fernanda Pinheiro. O plano anual de capacitação–PAC dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Amazonas como ferramenta para promoção do desenvolvimento profissional: Um estudo realizado com os servidores do Campus de Parintins. Observatorio de la Economía Latinoamericana, n. 7, p. 10, 2019.

DE OLIVEIRA, Marcos Antonio; SOUZA, Francisco das Chagas Silva; DE OLIVEIRA, Veroneide Maria. Expansão e interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no século XXI. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 38, n. 120, p. e13542, 2023. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13545

DINÇER, Hasan; YÜKSEL, Serhat; MARTÍNEZ, Luis. Analysis of balanced scorecard based SERVQUAL criteria based on hesitant decision-making approaches. Computers & Industrial Engineering, v. 131, p. 1-12, 2019. https://doi.org/10.1016/j.cie.2019.03.026

FERREIRA NETO, Macário Neri; SANTOS, Annara Cristina Oliveira; TEIXEIRA, Milena Rodrigues Benevides; DE SOUZA, Lucas Lopes Ferreira. Antecedentes da satisfação no trabalho de colaboradores das micro e pequenas empresas. Gestão & Planejamento-G&P, v. 24, 2023. https://doi.org/10.53706/gep.v.24.7295

GALVAO, Katia Cristina Cabral Monteiro; MONTE-MOR, Danilo Soares; TARDIN, Neyla. O efeito do treinamento na percepção do desempenho individual: uma análise baseada nos treinamentos ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Revista de Contabilidade e Organizações, v. 11, n. 29, p. 3-16, 2017. https://doi.org/10.11606/rco.v11i29.122140

GOULA, Aspasia; RIZOPOULOS, Theodoros; STAMOULI, Maria-Aggeliki; KELESI, Marta; KABA, Evridiki; SOULIS, Sotirios. Internal quality and job satisfaction in health care services. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 3, p. 1496, 2022. https://doi.org/10.3390/ijerph19031496

GUAN, Xiaoyu; FRENKEL, Stephen. How perceptions of training impact employee performance: Evidence from two Chinese manufacturing firms. Personnel review, v. 48, n. 1, p. 163-183, 2019. https://doi.org/10.1108/PR-05-2017-0141

HENNING, Adriana Clarice; BRITTES, Letícia Ramalho. EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95/2016: AMEAÇAS E DESAFIOS AOS INSTITUTOS FEDERAIS. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 373–391, 2021. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.373-391

KAREEM, Mohanad Ali; HUSSEIN, Ibrahim Jaafar. The impact of human resource development on employee performance and organizational effectiveness. Management Dynamics in the Knowledge Economy, v. 7, n. 3, p. 307-322, 2019. https://doi.org/10.25019/mdke/7.3.02

LEE, Gregory John. Training match and mismatch as a driver of key employee behaviours. Human Resource Management Journal, v. 25, n. 4, p. 478-495, 2015. https://doi.org/10.1111/1748-8583.12069

LEITÃO, João; PEREIRA, Dina; GONÇALVES, Ângela. Quality of work life and organizational performance: Workers’ feelings of contributing, or not, to the organization’s productivity. International journal of environmental research and public health, v. 16, n. 20, p. 3803, 2019.

LIU, Yifan; BAO, Tiantian; ZHAO, Dan; SANG, Huiyun; FU, Benwei. Evaluation of student-perceived service quality in higher education for sustainable development: a fuzzy TODIM-ERA method. Sustainability, v. 14, n. 8, p. 4761, 2022. https://doi.org/10.3390/su14084761

LIZARELLI, Fabiane L.; OSIRO, Lauro; GANGA, Gilberto M. D.; MENDES, Glauco H. S.; PAZ, Guilherme R. Integration of SERVQUAL, Analytical Kano, and QFD using fuzzy approaches to support improvement decisions in an entrepreneurial education service. Applied Soft Computing, v. 112, p. 1-15, 2021. https://doi.org/10.1016/j.asoc.2021.107786

MACHADO, Paulo Roberto Silveira; PERITO, Bárbara Zandomenico; TREPTOW, Igor Ceratti; DRAGO, Henrique Faverzani. A qualidade de vida no trabalho como estratégia de gestão de pessoas: o caso de uma indústria gráfica de Santa Catarina. Sistemas & Gestão, v. 13, n. 4, p. 532-540, 2018. https://doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n4.1451

MAGALHÃES, Elenice Maria de; OLIVEIRA, Adriel Rodrigues de; CUNHA, Nina Rosa da Silveira; LIMA, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho; CAMPOS, Daniela Cristina da Silveira. A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. Revista de Administração Pública, v. 44, p. 55-86, 2010. https://doi.org/10.1590/S0034-76122010000100004

MENDES, Isabel Amélia Costa; TREVIZAN, Maria Auxiliadora; CUNHA, Ana Maria Palermo da. Campus avançado como extensão universitária. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 31, p. 32-38, 1978. https://doi.org/10.1590/0034-716719780001000005

MOREIRA, Sarah Tiburtino; FREITAS, Rodrigo Randow de. Treinamento de servidores públicos em universidades federais. Brazilian Journal of Production Engineering, v. 5, n. 1, p. 172-185, 2019.

OCAMPO, Lanndon; ALINSUB, Jovir; CASUL, Ruselle Anne; ENQUIG, Germellie; LUAR, Mitzi; PANUNCILLON, Noche; BONGO, Miriam; OCAMPO, Christine Omela. Public service quality evaluation with SERVQUAL and AHP-TOPSIS: A case of Philippine government agencies. Socio-Economic Planning Sciences, v. 68, p. 1-14, 2019. https://doi.org/10.1016/j.seps.2017.12.002

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. SERVQUAL: A Multiple-Item Scale for Measuring Consumer Perceptions of Service Quality. Journal of Retailing, V. 64, N. 1, p. 12-40,1988.

REIS JÚNIOR, Dálcio Roberto dos; PILATTI, Luiz Alberto; PEDROSO, Bruno. Qualidade de Vida no Trabalho: Construção e validação do questionário QWLQ-78. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, v. 03, n. 02, p. 01-12, 2011. Doi: 10.3895/S2175-08582011000200001

ROWDEN, Robert W.; CONINE, Clyde T. The impact of workplace learning on job satisfaction in small US commercial banks. Journal of workplace Learning, v. 17, n. 4, p. 215-230, 2005. https://doi.org/10.1108/13665620510597176

RUPP, Deborah E; GANAPATHI, Jyoti; AGUILERA, Ruth V; WILLIAMS, Cynthia A. Employee reactions to corporate social responsibility: an organizational justice framework. Journal of Organizational Behavior: The International Journal of Industrial, Occupational and Organizational Psychology and Behavior, vol. 27, n. 4, p. 537-543, 2006. https://doi.org/10.1002/job.380

SAHNI, Jolly. Role of quality of work life in determining employee engagement and organizational commitment in telecom industry. International Journal for Quality Research, v. 13, n. 2, p. 285, 2019. https://doi.org/10. 24874/IJQR13.02-03

SANIL, S K; NAIR, Vinith Kumar; RAMANATHAN, Hareesh N. Cognitive ergonomics and employee well-being in financial companies. Journal of Strategic Human Resource Management, vol. 2, no. 3, p. 48–55, 2013.

SESEN, Harun; ERTAN, Senay Sahil. The effect of the employee perceived training on job satisfaction: the mediating role of workplace stress. European Journal of Training and Development, v. 46, n. 9, p. 953-973, 2022. https://doi.org/10.1108/EJTD-01-2021-0014

SHIU, Yung-Ming; YU, Tsu-Wei. Internal marketing, organisational culture, job satisfaction, and organisational performance in non-life insurance. The Service Industries Journal, v. 30, n. 6, p. 793-809, 2010. https://doi.org/10.1080/02642060701849840

SIRGY, M. Joseph; EFRATY, David; SIEGEL, Phillip; LEE, Dong Jin. A new measure of quality of work life (QWL) based on need satisfaction and spillover theories. Social Indicators Research, vol. 55, no. 3, p. 241–302, 2001. https://doi.org/10.1023/A:1010986923468

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21–44, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44.

TAVAKOL, M.; DENNICK, R. Making sense of Cronbach's alpha. Int J Med Educ, v. 2, p. 53-55, 2011. https://doi: 10.5116/ijme.4dfb.8dfd.

TESHNIZI, Saeed Hosseini; AGHAMOLAEI, Teamur; KAHNOUJI, Kobra; TESHNIZI, Seyyed Mehrdad Hosseini; GHANI, Jalil. Assessing quality of health services with the SERVQUAL model in Iran. A systematic review and meta-analysis. International Journal for Quality in Health Care, v. 30, n. 2, p. 82-89, 2018. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzx200

WALTON, R. E. Criteria for Quality of Working Life. In Davis, L.E., Cherns, A.B. and Associates (Eds.) The Quality of Working Life, The Free Press, New York, NY, 1: 91-104, 1975.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 3, p. 103–120, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.51540. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51540. Acesso em: 18 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 627

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.