Arqueologia do lixo
da arqueologia de desastres ao empreendedorismo social
DOI:
https://doi.org/10.31239/j677sr71Palavras-chave:
Garbologia, Estudos de cultura material, Teoria e método em arqueologia, Garbonomix, ResiliênciaResumo
Esta entrevista explora o trabalho pioneiro da Professora Leila na arqueologia do lixo, acompanhando sua trajetória desde a arqueologia de desastres no Irã até o estabelecimento da primeira startup focada em garbologia na Europa. Inicialmente trabalhando em Teerã, Leila enfrentou desafios relacionados ao clima político do Irã e à adaptação de métodos garbológicos tradicionais para ambientes urbanos. Ao se mudar para a Escandinávia, ela experimentou novas dinâmicas profissionais e culturais, co-fundando a Garbonomix — uma empresa dedicada a analisar hábitos de consumo para apoiar a resiliência econômica. Ela discute o potencial interdisciplinar da garbologia para melhorar o bem-estar individual e comunitário, conectando insights acadêmicos com aplicações práticas. Leila também reflete sobre a estigmatização dos estudos de materiais contemporâneos na arqueologia, destacando a orientação frequentemente nacionalista do campo, que ignora histórias recentes. Seu trabalho defende uma arqueologia mais inclusiva e centrada nas pessoas, que aborda questões modernas, como pobreza e sustentabilidade ambiental. Por meio de seu envolvimento em papéis acadêmicos e de consultoria, Leila demonstra como a arqueologia pode expandir-se além dos quadros tradicionais, incentivando profissionais a colaborar com comunidades marginalizadas e contribuir para a resiliência social.
Referências
Freire, P. (2020). Pedagogy of the oppressed. In Beck, J., Jenks, C., Keddie, N., & Young, M. (eds.). Toward a sociology of education (pp. 374-386). New York: Routledge.
Holtorf, C., & Muniz, T. S. A. (2020). Cultural heritage building up future thinking. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL), 17(34), 337-344.
Papoli-Yazdi, L. (2021). The archaeology of a marginal neighborhood in Tehran, Iran: garbage, class, and identity. World Archaeology, 53(3), 547-562.
Rathje, W. L., & Murphy, C. (1992). Rubbish! The Archaeology of Garbage. New York: Harper Collins.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leila Papoli-Yazdi, Tiago Silva Alves Muniz, Camilla Agostini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.