A arqueologia como prática cosmopolítica
ideias preliminares a partir do enfoque ontológico recursivo
DOI :
https://doi.org/10.31239/5v6acp38Mots-clés :
mayas, arqueologia ontológica recursiva, cosmopolíticaRésumé
Com o fortalecimento das correntes pós-modernas nas últimas décadas do século XX, a Arqueologia deu um importante passo ao reconhecimento de suas raízes colonialistas e disciplinares. Isso levou ao desenvolvimento de diferentes críticas ao pensamento moderno ocidental, dentre elas, a ilusão da neutralidade e da objetividade cientifica, que contribuía a uma recusa das responsabilidades sociais e políticas na maioria das pesquisas arqueológicas. As diferentes abordagens que surgem com o Pós-modernismo passam a enfocar-se cada vez mais no presente, e nos impactos que nossas investigações e interpretações têm nas comunidades contemporâneas. Esse artigo irá apresentar uma reflexão sobre o enfoque ontológico recursivo como uma ferramenta de ação social, partindo do pressuposto de uma expansão dessa noção de sociedade. Ao levar a sério outras ontologias, saberes e filosofias, esse enfoque da Arqueologia, nos leva a pensar a presença e a ação de outras entidades, outros seres dentro de diferentes mundos. Outras existências, que passam também a fazer parte dessa prática arqueológica e das relações políticas. Com isso, proponho uma discussão inicial do que poderia ser a Arqueologia como uma prática Cosmopolítica, a partir de uma reflexão sobre a presença e atuação dos seres/envoltórios de tecido entre os mayas de diferentes temporalidades e sua participação nas relações cosmopolíticas desses grupos.
Références
Agurcia Fasquelle, R., Sheets, P. D. & Taube, K. A. (2016). Protecting Sacred Space: Rosalila's Eccentric Chert Cache at Copan and Eccentrics Among the Classic Maya. San Francisco: Precolumbia Mesoweb Press.
Alberti, B. (2016). Archaeologies of Ontology: Local Theories and Conceptually Open-ended Methodologies. The Annual Review of Anthropology, 45: 163-79. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-anthro-102215-095858
Alberti, B. & Marshall, Y. (2009) Animating archaeology: local theories and conceptually open-ended methodologies. Cambridge Archaeological Journal, 19 (3): 344-356. DOI: https://doi.org/10.1017/S0959774309000535
Almeida, M. W. B. (2013). Caipora e outros conflitos ontológicos. Revista de Antropologia da UFSCar, 5 (1): 7-28. DOI: https://doi.org/10.52426/rau.v5i1.85
Arzápalo Marín, H. R. (1995). Calepino de Motul. Diccionario maya-español. Cidade do México: Universidad Nacional Autónoma de México. Instituto de Investigaciones Antropológicas. DOI: https://doi.org/10.22201/iia.9683640842p.1995
Atalay, S. (2012). Community-Based Archaeology. Research with, by, and for Indigenous and Local Communities. Berkeley: University of California Press.
Barad, K. (2017). Performatividade Pós-humanista: para entender como a matéria chega à matéria. Revista Vazantes, 1 (1): 07-34.
Barrera Vásquez, A. (1980). Diccionario Maya Cordemex. Maya-español. Español-maya. Redatores J. R. Bastarrachea Manzano y W. Brito Sensores; colaboradores R. V. Salas; D. Dzul Góngora y D. Dzul Poot. Merida: Ediciones Cordemex.
Blaser, M. (2009). Political Ontology: Cultural Studies Without “Cultures?” Cultural Studies, 23 (5-6): 873-896. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380903208023
Cabral, M. P. (2017). Sobre el ronquido del hacha y otras cosas extrañas: Reflexiones sobre la arqueología y otros modos de conocimiento. In Pellini, J. R., Zarankin, A. & Salerno, M. A. (Org.). Sentidos Indisciplinados. Arqueología, Sensorialidad y Narrativas Alternativas (pp. 221-250). Madrid: JAS Arqueología S.L.U.
Christenson, A. J. (2006). Sacred Bundle Cults in Highland Guatemala. In Guernsey, J. & Reilly III, K. F. (Org.). Sacred Bundles. Ritual Acts of Wrapping and Binding in Mesoamerica (pp. 226-246). North Carolina: Boundary end Archaeology Research Center.
Colop, S. (2011). Popol Wuj. Cidade da Guatemala: F&G Editores.
Culbert, T. P. (1973). The Classic Maya Collapse. Santa Fe: School for Advanced Research Press.
Da Silva, M. A., Tamanaha, E. K., & Do Nascimento Lima, M. (2021). Arqueologia e conhecimentos tradicionais nas comunidades ribeirinhas: da terra para a lousa. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. DOI: https://doi.org/10.11606/9786599306228
De la Cadena, M. (2010). Indigenous cosmopolitics in the Andes: Conceptual Reflections beyond “Politics”. Cultural Anthropology, 25 (2): 334-370. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1548-1360.2010.01061.x
Del Valle Escalante, E. (2015). Teorizando las literaturas indígenas contemporáneas. Raleigh: Editorial A Contra Corriente.
Demarest, A.; Rice, P. M.; Rice, D. S. (2004). The Terminal Classic in the Maya Lowlands: Collapse, Transition, and Transformation. Boulder: University of Colorado Press.
Demarest, A. (2011). Ancient Maya: The Rise and Fall of a Rainforest Civilization. Cambridge: Cambridge University Press.
Descola, P. (2005). Más allá de Naturaleza y Cultura. Buenos Aires – Madrid: Amorrortu Editores.
Edgeworth, M. (2012). Follow the Cut, Follow the Rhythm, Follow the Material. Norwegian Archaeological Review, 45 (1): 76-92. DOI: https://doi.org/10.1080/00293652.2012.669995
Falla, R. (1978). Quiché rebelde. Estudio de un movimiento de conversión religiosa, rebelde a las creencias tradicionales, en San Antonio Ilotenango, Quiché (1948-1970). Cidade da Guatemala: Editorial Universitaria, Universidad San Carlos de Guatemala.
Ferreira, L. M., & Funari, P. P. A. (2009). Arqueologia como prática política. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Ciências Humanas, 4: 9-12. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-81222009000100002
Funari, P. P. A, Zarankin, A. & Dos Reis, J. A. (2008). Arqueologia da repressão e da resistência na América Latina na era das ditaduras (décadas de 1960-1980). São Paulo: Annablume.
Gnecco, C. (2009). Caminos de la Arqueología: de la violencia epistémica a la relacionalidad. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 4 (1): 15-26. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-81222009000100003
Gnecco, C. & Rocabado, P. A. (2010). Pueblos indígenas y arqueología en América Latina. Bogotá: Universidad de los Andes.
Gnecco, C. & Tantaleán, H. (2019). Conversación en Lima. In Tantaleán, H. & Gnecco, C. (Org.) Arqueologías Vitales (pp. 1-18). Madrid: JAS Arqueología S.L.U.
Gomes, J. & Passos, L. de P. (2022). A arqueologia entre o jogo acadêmico e a desesperança. Revista Arqueologia Pública, 17 (00): e022004-e022004. DOI: 10.20396/rap.v17i00.8663907. DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v17i00.8663907
González-Ruibal, A. (2008). Time to destroy: An Archaeology of Supermodernity. Current Anthropology, 49 (2): 247-279. DOI: https://doi.org/10.1086/526099
Grecco Pacheco, D. & Iwaniszewski, S. (2021). Los ancestros Mayas en las mallas Cosmopolíticas del período Clásico: ontología y poder. Revista Rever, 21 (3): 31-47. DOI: https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol21i3a3. DOI: https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol21i3a3
Guernsey, J. (2006). Late Formative Period Antecedents for Ritually Bound Monuments. In Guernsey, J. & Reilly III, K. F. (Org.). Sacred Bundles. Ritual Acts of Wrapping and Binding in Mesoamerica (pp. 22-39). North Carolina: Boundary end Archaeology Research Center.
Haber, A. (2009). Animism, relatedness, life: Post-Western perspectives. Cambridge Archaeological Journal, 19 (3): 418–430. DOI: doi:10.1017/S0959774309000602. DOI: https://doi.org/10.1017/S0959774309000602
Haber, A. (2017). Al otro lado del vestigio políticas del conocimiento y arqueología indisciplinada. Popayan/Madrid: Ediciones Del Signo, JAS Arqueología. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1pbwvg8
Hartemann, G. (2019). Nem ela, nem ele. Por uma arqueologia (trans*) além do binário. Revista de Arqueología Pública, 13 (1): 99-115. DOI: https://doi.org/10.20396/rap.v13i1.8654589
Henare, A., Holbraad, M. & Wastell, S. (2007). Thinking through things: theorizing artefacts ethnographically. Londres/Nova York: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203088791
Holbraad, M. & Pedersen, M. A. (2017). The Ontological Turn. An Anthropological Exposition. Cambridge: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/9781316218907
Ike, N., Miller, G. & Hartemann, G. O. (2020). Anti-racist Archaeology: your time is now. The SAA Archaeological Record, 20: 12-16.
Ingold, T. (2015). Estar Vivo. Ensaios sobre Movimento, Conhecimento e Descrição. Petrópolis: Editora Vozes.
Jaeger, H. M. (2018). Political Ontology and International Relations: Politics, Self-Estrangement, and Void Universalism. In Jackson, M. (Org.). Coloniality, Ontology, and the Question of the Posthuman (pp. 227-246). Londres/Nova York: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315686721-11
Jofré, I. C., Gamboa, M., Morales, M., Gasetúa, F. E., & Vázquez, M. F. P. (2021). Mujeres y disidencias feministas en las arqueologías sudamericanas: Claves para nombrar la violencia patriarcal y re-existir en las academias hostiles. Anales de Arqueología y Etnología, 76 (2): 69-95. DOI: https://doi.org/10.48162/rev.46.003
Krenak, A. (2019). Ideias para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras.
Latour, B. (2004). Whose cosmos, which cosmopolitics? Comments on the Peace Terms of Ulrich Beck. Common knowledge, 10 (3): 450-462. DOI: https://doi.org/10.1215/0961754X-10-3-450
Latour, B. (2009). Jamais Fomos Modernos. Ensaios de Antropologia Simétrica. São Paulo: Editora 34.
López Bárcenas, F. (2021). La descolonización del pensamiento en clave indígena. In Emil’ Keme (Org.). Indigeneidad y descolonización. Diálogos trans-hemisféricos (pp.71-90). Buenos Aires: Editorial del Signo.
Londoño-Díaz, W. (2020). La arqueología latinoamericana en la ruta de la decolonialidad. Boletín Antropológico, 38 (100): 286-313. Mérida: Universidad de los Andes.
Machado, J. S. (2017). Arqueologias Indígenas, os Laklãnõ Xokleng e os objetos do pensar. Revista de Arqueologia, 30 (1): 89-119. DOI: https://doi.org/10.24885/sab.v30i1.504
Martínez Ramírez, M. I. (2021). Intervenir...Intuiciones metodológicas. In Martínez Ramírez, M. I. & Neurath, J. (2021). Cosmopolítica y Cosmohistoria. Una Antí-Síntesis (pp. 167-190). Buenos Aires: SB.
Martínez Ramírez, M. I. & Neurath, J. (2021). Cosmopolítica y Cosmohistoria. Una Antí-Síntesis. Buenos Aires: SB.
McGuire, R. H. (2008). Archaeology as Political Action. Berkeley: University of California Press. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520941588
Merriman, N. (2004). Introduction – Diversity and Dissonance in Public Archaeology. In Merriman, N. (org). Public Archaeology (pp.1-18). Londres: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203646052
Montejo, V. (2005). Maya Intellectual Renaissance. Identity, Representation, and Leadership. Austin: University of Texas Press.
Morales Sic, J. R. (2007). Religión y espiritualidad maya. In Bastos, S. & Cumes A. (Org.). Mayanización y vida cotidiana. La ideología multicultural en la sociedad guatemalteca (pp. 249-284). Cidade da Guatemala: FLACSO-CIRMA-Cholsamaj.
Navarrete Linares, F. (2021). La Cosmohistoria: Cómo construir la historia de mundos plurales. In Martínez Ramírez, M. I. & Neurath, J. (2021). Cosmopolítica y Cosmohistoria. Una Antí-Síntesis (pp. 23-40). Buenos Aires: SB.
Olivier, G. (2007). Sacred Bundles, Arrows, and New Fire. Foundation and Power in the Mapa de Cuauhtinchan. In Carrasco, D. & Sessions, S (Org.). Cave, City, and Eagle's Nest: An Interpretive Journey through the Mapa de Cuauhtinchan No. 2 (pp. 281-313). Albuquerque: University of New Mexico Press.
Olsen, B. (2010). In Defense of Things. Archaeology and the Ontology of Objects. Maryland: Altamira Press. DOI: https://doi.org/10.5771/9780759119321
Ordoñez, M. T. (2012). Textiles on Eccentrics from Rosalila Tomb. Tegucigalpa: Informe, Archivo Instituto Hondureño de Antropología e Historia.
Patterson, T. C. (2001). A Social History of Anthropology in the United States. Londres: Routledge.
Pellini, J. R. (2020). Bitucas e a materialização do equívoco: Qurna e suas paisagens potenciais. Revista Mosaico, 13: 30-41. DOI: doi: 10.18224/mos.v13i2.8202. DOI: https://doi.org/10.18224/mos.v13i2.8202
Pitarch, P. (2018). A linha da dobra. Ensaio de cosmologia mesoamericana. Mana 24 (1): 131-160. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442018v24n1p131 DOI: https://doi.org/10.1590/1678-49442018v24n1p131
Prechtel, M. & Carlsen, R. (1988). Weaving and cosmos amongst the Tzutujil Maya of Guatemala. Res: Anthropology and Aesthetics, 15 (1): 122-132. DOI: https://doi.org/10.1086/RESv15n1ms20166789
Recinos, A. (2018). Memorial de Sololá. Anales de los Cakchiqueles. Título de los Señores de Totonicapán. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica.
Sharer, R. J. (2006). The Ancient Maya. Sexta edição, com a participação de Loa P. Traxler. Stanford: Stanford University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781503624221
Stengers, I. (2010). Cosmopolitics I. Minneapolis: University of Minnesota.
Stuart, D. (1996). Kings of Stone: A Consideration of Stelae in Ancient Maya Ritual and Representation. Res: Anthropology and Aesthetics, 29/30: 148-71. DOI: https://doi.org/10.1086/RESvn1ms20166947
Sztutman, R. (2012). O profeta e o principal: a ação política ameríndia e seus personagens. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
Symanski, L. C. P. (2014). A Arqueologia da diáspora africana nos Estados Unidos e no Brasil: problemáticas e modelos. Afro-Ásia, Salvador, 49: 159-198. DOI: 10.9771/aa.v0i49.21319. DOI: https://doi.org/10.1590/S0002-05912014000100006
Tantaleán, H. (2019). Entrando y Saliendo de la Arqueología peruana: memorias presentes de un pasado reciente. In Tantaleán, H. & Gnecco, C. (Org.) Arqueologías Vitales (pp. 233-254). Madrid: JAS Arqueología S.L.U.
Thomas, J. (2015). The Future of Archaeological Theory. Antiquity, 89 (348): 1287-1296. DOI: 10.15184/aqy.2015.183, DOI: https://doi.org/10.15184/aqy.2015.183
Thompson, J. E S. (1954). The Rise and Fall of Maya Civilization. Norman: University of Oklahoma Press.
Tilley, C. (1989). Interpreting Material Culture. In Hodder, I. (Ed.). The Meaning of Things. Material Culture and Symbolic Expression (pp. 185-194). Londres e Nova York: Harper Collins Academic.
Todd, Z. (2016). An Indigenous Feminist’s Take on The Ontological Turn: “Ontology” Is Just Another Word for Colonialism. Journal of Historical Sociology, 29 (1): 4-22. DOI: https://doi.org/10.1111/johs.12124
Tokovinine, A. (2020). Distance and Power in Classic Maya Texts. In Díaz, A. (Org.). Reshaping the World. Debates on Mesoamerican Cosmologies (pp. 251-281). Louisville: University Press of Colorado.
Tripp Evans, R. (2004). Romancing the Maya: Mexican Antiquity in the American Imagination, 1820-1915. Austin: University of Texas Press. DOI: https://doi.org/10.7560/702479
Vargas, I. (2007). La Arqueología Social: un paradigma alternativo al angloamericano. Revista de História da Arte e da Cultura, (8): 73-78.
Venkatesan, S., Carrithers, M., Candea, M., Sykes, K. & Holbraad, M. (2010). Ontology is Just Another Word for Culture: Motion Tabled at the 2008 Meeting of the Group for Debates in Anthropological Theory, University of Manchester. Critique of Anthropology, 30 (2): 152-200. DOI: https://doi.org/10.1177/0308275X09364070
Viveiros de Castro, E. (2004). Perspectival Anthropology and the Method of Controlled Equivocation. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America, 2 (1): 1-20. DOI: https://doi.org/10.70845/2572-3626.1010
Viveiros de Castro, E. (2015). Metafísicas Canibais: Elementos para uma Antropologia Pós-Estrutural. São Paulo: Cosac Naify.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Daniel Grecco Pacheco 2023

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.

O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.