Nos domínios das entidades das rochas

arqueologia das pedras de poder e devoção no Rio de Janeiro e em Salvador, séculos XIX ao XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31239/vtg.v15i2.32436

Palavras-chave:

Arqueologia da Diáspora Africana, Práticas Espirituais, Pedras Devocionais

Resumo

Pesquisas arqueológicas e etnoarqueológicas conduzidas respectivamente na zona portuária do Rio de Janeiro e na Grande Salvador vêm encontrando, em sítios associados a africanos escravizados e seus descendentes, evidências de práticas espirituais nas quais algumas rochas tiveram e continuam tendo um grande protagonismo. Este artigo apresenta achados de seixos e blocos na chamada Pequena África, um reduto da população negra urbana próximo ao Cais do Valongo, em contextos que sugerem devoção a forças da sobrenatureza. E, da mesma forma em Salvador, seixos e matacões que, uma vez consagrados, são entendidos atualmente pelos terreiros de candomblé como materializações dessas forças. Consideradas vivas, elas são divinizadas e cultuadas isolada ou coletivamente até o fim do seu ciclo de vida, quando são descartadas ritualmente. Embora distantes no espaço e no tempo, os dois casos são discutidos aqui juntos tendo em vista que passado e presente se alimentam mutuamente. Não apenas os vestígios encontrados pela arqueologia atestam a profundidade temporal de algumas práticas atuais, como através delas é possível constatar que, não obstante o acentuado dinamismo das religiões afro-brasileiras, um núcleo fortemente conservador se manteve, perceptível na materialidade dessas práticas. Em especial nos líticos, repositórios de devoção, empoderados pela fé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, F. G. (2008). Estudo litofaciológico da Formação Salvador em Mont Serrat, afloramento da Bacia do Recôncavo - Bahia. Trabalho Final de Graduação (Bacharelado em Geologia). Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Ascher, R. A., & Fairbanks, C.(1971). Excavation of a Slave Cabin, Georgia, U.S.A., Historical Archaeology, 5, 3–17.

Bascom, W. (1984). The Yoruba of southwestern Nigeria. Illinois, Waveland Press.

Bowdler, S. (1988). Repaiting Australian rock art. Antiquity, 62, 517–23.

Brown, K. L., & Cooper, D. C. (1990). Structural Continuity in an African-American Slave and Tenant Community. Historical Archaeology, 24(4), 7–19.

Brown, K. L. (1995). Material Culture and Community Structure: The Slave and Tenant Community at Levi Jordan’s Plantation, 1848–1892. In Hudson Jr., L. E. (ed.), Working Toward Freedom: Slave Society and Domestic Economy in the American South. (p.95-118). Rochester: University of Rochester Press.

Carneiro, E. (1967). Candomblés da Bahia. Rio de Janeiro: Ouro.

Castillo, L. E. (2016). Bamboxê Obitikô e a expansão do culto aos orixás (século XIX): uma rede religiosa afroatlântica. Tempo, 22 (39), 126–153.

Chireau, Y. P. (2006). Black Magic: Religion and the African American Conjuring Tradition. Berkeley / Los Angeles:University of California Press.

Etchevarne, C. (2004). Escavações arqueológicas em âmbito urbano. O caso da antiga Igreja da Sé de Salvador. Clio, Série Arqueológica, 17, 29–37.

Etchevarne, C. (2011). Arqueologia dos grupos africanos no Brasil: potencialidades e limitações. In: IPHAN. O patrimônio cultural dos terreiros de candomblé (p. 137–145). Salvador: Oiti.

Fairbanks, C. H. (1972). The Kingsley Slave Cabins in Duval County, Florida, 1968. The Conference on Historic Site Archaeology Papers, 7, 62–93.

Fennell, C. C. (2000). Conjuring Boundaries: Inferring Past Identities from Religious Artifacts. International Journal of Historical Archaeology, 4, 281–313.

Fundação Gregório de Mattos (2016). Processo de tombamento nº 86/2015 - Pedra de Xangô e área considerada Sítio Histórico do Antigo Quilombo Buraco do Tatu. Salvador: Prefeitura Municipal de Salvador.

Gordenstein, S. L. (2016). Planting Axé in the City: Urban Terreiros and the Growth of Candomblé in Late Nineteenth-Century Salvador/Bahia, Brazil. Journal of African Diaspora Archaeology and Heritage, 5(2), 71–101.

Honorato, C. de P. (2008). Valongo: o mercado de escravos do Rio de Janeiro, 1758 - 1831. (Unpublished master's thesis). Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niteroi.

João do Rio (1976) [1904]. As Religiões no Rio. Coleção Biblioteca Manancial n.º 47, Nova Aguilar, Rio de Janeiro. Retrieved from: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000185.pdf. Acesso em 29 dezembro 2020.

Leone, M. P. (2005). The Archaeology of Liberty in an American Capital: Excavations in Annapolis. Berkeley: University of California Press.

Leone, M. P., & Fry, G.-M. (1999). Conjuring in the big house kitchen: An Interpretation of African American Belief Systems Based on the Uses of Archaeology and Folklore Sources. Journal of American Folklore, 112(445), 372–403.

Leone, M. P., & Fry, G.-M., with assistance from Tim Ruppel. (2002). Spirit Management among Americans of African Descent. In Orser Jr., C. (ed.) Race and the Archaeology of Identity (p. 143–157). Salt Lake City: University of Utah Press.

Leone, M. P., Tang, A., Skolnik, B. A., & Pruitt, E. (2013). In the Shade of Frederick Douglass: the Archaeology of Wye House. In González-Ruibal, A. (ed.) Reclaiming Archaeology Beyond the Tropes of Modernity (p. 220–232). London: Routledge.

Lima, T. A. (2013a). Programa de Revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro – Etapa 1. Relatório Final de Monitoramento Arqueológico, vol. I, Morro da Conceição. 124p. Depositado na Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro.

Lima, T. A. (2013b). Programa de Revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro – Etapa 1. Relatório Final de Monitoramento Arqueológico, vol. II, Rua Sacadura Cabral. 121p. Depositado na Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro.

Lima, T. A., Souza, M. A. T. de, & Sene, G. M. (2014). Weaving the second skin: Protection against Evil among the Valongo Slaves, Nineteenth Century Rio de Janeiro. Journal of African Diaspora Archaeology & Heritage, 3(2), 103–136.

Lima, T. A., Sene, G. M., & Souza, M. A. T. de. (2016). Em busca do Cais do Valongo, Rio de Janeiro, século XIX. Anais do Museu Paulista, Nova Série, 24(1), 299–390.

Machado, E. (2011). Ilé Ase Òpó Àfonjá: da Pedra do Sal até Coelho da Rocha. Rio de Janeiro: Metanoia.

MacGaffey, W. (1986). Religion and society in Central Africa: The BaKongo of Lower Zaire. Chicago: University of Chicago Press.

Mansur, K. L., Carvalho, I. S., Delphim, C. F. M., & Barroso, E. V. (2008). O gnaisse facoidal: a mais carioca das rochas. Anuário do Instituto de Geociências, 31(2), 9–22.

Mattos, H., Abreu, M., & Guran, M. (2013). Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil. Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) / Universidade Federal Fluminense. Retrieved from http://www.labhoi.br. Acesso em 22 dezembro de 2020.

Moses, S. K. (2018). Enslaved African Conjure and Ritual Deposits on the Hume Plantation, South Carolina, North American Archaeologist, 39(2), 131–164.

Nooter, M. H. (1993). Secrecy: African Art that Conceals and Reveals. New York: Museum for African Art.

Pereira, J. C. M. (2007). À flor da terra: o cemitério de pretos novos no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Garamond / Iphan.

Ribeiro Jr., A. (2020). Estudo dos processos de formação de sítios arqueológicos em ambientes aquáticos associados a terreiros de candomblés da Grande Salvador (séculos XIX – XXI). (Unpublished doctoral dissertation). Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Ribeiro Jr., A., & Lima, T. A. (2018). O que comem os orixás nos terreiros de candomblé de nação Ketu de Salvador, Bahia: uma perspectiva etnoarqueológica. In: Soares, C., & Ribeiro, C. G. (Org.). Mesas luso-brasileiras: alimentação, saúde & cultura. vol. I. (p. 301-331). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Rodrigues, R. N. (2006). O animismo fetichista dos negros baianos. Rio de Janeiro: UFRJ Editora.

Rodrigues, R. N. (2008). Os Africanos no Brasil. São Paulo: Madras.

Ruppel, T., Neuwirth, J., Leone, M. P. & Fry, G.-M. (2003). Hiden in View: African Spiritual Practices in North American Landscapes. Antiquity, 77(296), 321–335.

Samford, P. M. (2000). Power Runs in Many Channels: Subfloor Pits and West African-Based Spiritual Traditions in Colonial Virginia. (Unpublised doctoral dissertation). University of North Carolina at Chapel Hill.

Sansi-Roca, R. (2005). The Hidden Life of Stones: Historicity, Materiality and Value of Candomblé Objects in Bahia. Journal of Material Culture, 10(39), 139–156.

Santos, J. R. dos. (1984). Parecer anexado ao processo de tombamento estadual da Pedra do Sal, ocorrido em 20/11/1984. Processo administrativo E-18/300048/84-SEC.

Soares, C. E. L. (1998). Zungú: rumor de muitas vozes. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Symanski, L. C. P. (2007). O domínio da tática. Práticas religiosas de origem africana nos engenhos de Chapada dos Guimarães (MT). Vestígios, 1(2), 9–36.

Symanski, L. C. P., & Gomes, F. dos S. (2016). Iron Cosmology, Slavery, and Social Control: The Materiality of Rebellion in the Coffee Plantations of the Paraíba Valley, Southeastern Brazil. Journal of African Diaspora Archaeology and Heritage, 5:2, 174-197.

Tavares, Á. C. (2006). Vestígios materiais nos enterramentos na antiga sé de Salvador: postura das instituições religiosas africanas frente à igreja católica em Salvador no período escravista. (Unpublished master's thesis). Centro de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Teles, J. (2009). Os Candomblés no século XXI. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA.

Verger, P. F. (1993). Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. 4ª Edição, São Paulo: Corrupio.

Wilkie, L. A. (1997). Secret and sacred: Contextualizing the artifacts of African-American Magic and Religion. Historical Archaeology, 31(4), 81–106.

Willett, F. (1967). Ife in the history of West African sculpture (New Aspects of Antiquity). London: Thames and Hudson.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Andrade Lima, T., & Ribeiro Junior, A. (2021). Nos domínios das entidades das rochas: arqueologia das pedras de poder e devoção no Rio de Janeiro e em Salvador, séculos XIX ao XXI. Vestígios - Revista Latino-Americana De Arqueologia Histórica, 15(2), 195–230. https://doi.org/10.31239/vtg.v15i2.32436

Edição

Seção

Ecos de Mark Leone na Arqueologia Histórica Latinoamericana