Arqueologia histórica e a presença indígena na área das ruínas do antigo Forte Cumaú no Amapá
DOI:
https://doi.org/10.31239/x50msb38Palavras-chave:
Arqueologia histórica, Fortificação, Amapá, Pueblos indígenasResumo
Nos últimos anos, as pesquisas no âmbito da arqueologia histórica dedicadas aos contextos de fortificações presentes na Amazônia têm contribuído para um melhor conhecimento sobre o processo de defesa e ocupação deste território, mas destacando a presença do colonizador europeu. Esse é o caso do antigo Forte Santo Antônio de Macapá, conhecido como Forte Cumaú, localizado na margem direita do Igarapé da Fortaleza, no município de Santana, no estado do Amapá. Ao iniciarmos, em setembro de 2024, um projeto de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico nas proximidades deste sítio arqueológico, os dados levantados permitem situar, na história, a presença indígena por meio dos vestígios arqueológicos identificados nesse lugar, em um contexto marcado por uma história fortemente eurocêntrica.
Referências
Albuquerque, M., & Lucena, V. (2010). Arqueologia amazônica: o potencial arqueológico dos assentamentos e fortificações de diferentes bandeiras. Em Pereira, E., & Guapindaia, V. (orgs.). Arqueologia amazônica 2 (pp. 968-1019). Belém: MPEG, IPHAN, SECULT.
Atalay, S. (2006). Indigenous archaeology as decolonizing practice. The American Indian Quarterly, 30(3), 280-310.
Costa, D. M. (2017). Arqueologia histórica amazônida: entre sínteses e perspectivas. Revista de Arqueologia, 30(1), 154-174.
Lima, J. J. S., & Gambim Júnior, A. (2024). Projeto de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área portuária Irmãos Santana justaposta à área do sítio “Ruínas do Forte Cumaú”. Macapá.
Noelli, F. S., & Sallum, M. (2023). O apagamento dos povos indígenas nas narrativas do passado e do presente: arqueologia e história de São Paulo. CLIO Arqueológica, 38, 116-144.
Marques, F. L. T., Saldanha, J. D. de M., & Cabral, M. P. (2012). Projeto de investigação arqueológica nas possíveis “ruínas do Forte Cumaú, município de Santana, AP”. Macapá: Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá.
Souza, M. A. T. (2017). A arqueologia dos grupos indígenas em contextos históricos: problemas e questões. Revista de Arqueologia, 30(1), 144-153.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Jelly Juliane Souza de Lima, Avelino Gambim Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos.ufmg.br/index.php/vestigios/index.