A Tessitura Irônica de A Queda dum Anjo, de Camilo Castelo Branco
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.1..82-97Resumo
Análise dos elementos representativos dos jogos falsos com os quais Camilo Castelo Branco constrói a intriga irônica de A queda dum anjo, em que satiriza uma sociedade hipócrita, parodia seus próprios romances passionais e valoriza o leitor capaz de ver que o texto tenta reproduzir vida, mas, de fato, é criação, tessitura, arte.
Downloads
Referências
ALMANSI, Guido. L'affaire mystérieuse de lábominable "tongue-in-cheek". Poétique, Paris, n. 36, p. 413-426, nov. 1978.
BEHLER, Ernest. The theory of irony in german romanticism. In: GARBER, Frederick. Romantic irony. Budapest: Akadémiai Kiadó, 1988.
BRANCO, Camilo Castelo. A queda dum anjo. Porto: Lello & Irmão, 1981.
COELHO, Jacinto do Prado. Introdução ao estudo da novela camiliana. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1981.
FINLAY, Marike. The romantic irony of semiotics: Friedrich Schlegel and the crisis of representation. Berlin: Mouton de Gruyter, 1988.
GARBER, Frederick. Romantic irony. Budapest: Akadémiai Kiadó, 1988.
HANWERK, Gary J. Irony & ethics in narrative: from Schlegel to Lacan. New Haven: Yale University Press, 1985.
LAUSBERG, Heinrich. Elementos de retórica literária. Trad. R. M. Rosado Fernandes. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1972.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1993 Lélia Parreira Duarte (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).