A Intersecção de Narrativas na Versão Hollywoodiana de O Beijo da Mulher Aranha

Autores

  • Anelise Reich Corseuil

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..205-218

Resumo

No filme hollywoodiano O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco, adaptação da obra homônima de Manuel Puig, a organização do discurso narrativo com elementos como temporalidade, focalização e voz -e suas recorrências no filme -levam a platéia a compreender um dos principais temasdofilme: ainter-relaçãoentreomundorealeficcional dos personagens. Este trabalho analisa, nofilme de Babenco, o entrelaçamento de diferentes narrativas: o discurso linear e histórico de Valentin é seccionado pelo relato de Molina, de velhosfilmes, onde imagens de suas vidas e de seus desejos se conjugam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAL, Mieke. Narratology: Introduction to the theory of Narrative. Toronto: University of Toronto Press, 1985.

BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1985.

BURGOYNE, Robert. Film-narratology. In: New Vocabularies in Film Semiotics: Structuralism, Post-Structuralism and Beyond. Robert Stam, Robert Burgoyne and Sandy Flitterman-Lewis (eds.). New York: Routledge, 1995.

CHATMAN, Seymour. Coming to Terms: the Rhetoric of Narrative in Fiction and Film. Ithaca: Cornell University Press, 1990.

ECHAVARREN, Roberto: EI Beso de la Mujer Araña y las metáforas del Sujeto: In: Manuel Puig: Montaje y Alteridad del Sujeto. Chile: Instituto Profesional Del Pacífico, 1986.

GAUDREAULT, André. Narration and Monstration In the Cinema. In: Journal of Film and Video, v. 39, n. 2, p. 29-36, Spring 1987.

GENETTE, Gérard. Narrative Discourse: An essay on Method. Jane E. Lewin, trans. Ithaca: Cornell University Press, 1980.

HAWTHORN, Jeremy. Narrative: From Malory to Motion Pictures. London: Edward Arnold, 1985.

HENDERSON, Brian. Tense, Mood, and Voice in Film: (Notes after Genette). In: Film Quarterly, v. 36, n. 4, p. 4-17, Summer 1983.

KENAN, Shlomith Rimmon. Narrative Fiction: Contemporary Poetics. London: Methuen, 1985.

KERR, Lucille. The Politics of Seduction: El Beso de la Mujer Araña. Suspended Fictions. Urbana: University of Illinois Press, 1987.

RYAN, Marie-Laure. The Pragmatics of Personal and Impersonal Fiction. In: Poetics, v. 10, n. 6, p. 517-539, 1981.

SILVERMAN, Kaja. Suture: The Cinematic Model. In: The Subject of Semiotics. New York: Oxford University Press, 1983.

TANNER, Tony. City of Words. New York: Harper & Row, 1971.

Downloads

Publicado

1997-10-31

Como Citar

Corseuil, A. R. (1997). A Intersecção de Narrativas na Versão Hollywoodiana de O Beijo da Mulher Aranha. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 5, 205–218. https://doi.org/10.17851/2317-2096.5.205-218

Edição

Seção

Dossiê temático