A Intersecção de Narrativas na Versão Hollywoodiana de O Beijo da Mulher Aranha
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..205-218Resumo
No filme hollywoodiano O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco, adaptação da obra homônima de Manuel Puig, a organização do discurso narrativo com elementos como temporalidade, focalização e voz -e suas recorrências no filme -levam a platéia a compreender um dos principais temasdofilme: ainter-relaçãoentreomundorealeficcional dos personagens. Este trabalho analisa, nofilme de Babenco, o entrelaçamento de diferentes narrativas: o discurso linear e histórico de Valentin é seccionado pelo relato de Molina, de velhosfilmes, onde imagens de suas vidas e de seus desejos se conjugam.Downloads
Referências
BAL, Mieke. Narratology: Introduction to the theory of Narrative. Toronto: University of Toronto Press, 1985.
BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1985.
BURGOYNE, Robert. Film-narratology. In: New Vocabularies in Film Semiotics: Structuralism, Post-Structuralism and Beyond. Robert Stam, Robert Burgoyne and Sandy Flitterman-Lewis (eds.). New York: Routledge, 1995.
CHATMAN, Seymour. Coming to Terms: the Rhetoric of Narrative in Fiction and Film. Ithaca: Cornell University Press, 1990.
ECHAVARREN, Roberto: EI Beso de la Mujer Araña y las metáforas del Sujeto: In: Manuel Puig: Montaje y Alteridad del Sujeto. Chile: Instituto Profesional Del Pacífico, 1986.
GAUDREAULT, André. Narration and Monstration In the Cinema. In: Journal of Film and Video, v. 39, n. 2, p. 29-36, Spring 1987.
GENETTE, Gérard. Narrative Discourse: An essay on Method. Jane E. Lewin, trans. Ithaca: Cornell University Press, 1980.
HAWTHORN, Jeremy. Narrative: From Malory to Motion Pictures. London: Edward Arnold, 1985.
HENDERSON, Brian. Tense, Mood, and Voice in Film: (Notes after Genette). In: Film Quarterly, v. 36, n. 4, p. 4-17, Summer 1983.
KENAN, Shlomith Rimmon. Narrative Fiction: Contemporary Poetics. London: Methuen, 1985.
KERR, Lucille. The Politics of Seduction: El Beso de la Mujer Araña. Suspended Fictions. Urbana: University of Illinois Press, 1987.
RYAN, Marie-Laure. The Pragmatics of Personal and Impersonal Fiction. In: Poetics, v. 10, n. 6, p. 517-539, 1981.
SILVERMAN, Kaja. Suture: The Cinematic Model. In: The Subject of Semiotics. New York: Oxford University Press, 1983.
TANNER, Tony. City of Words. New York: Harper & Row, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Anelise Reich Corseuil (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).