A Intersecção de Narrativas na Versão Hollywoodiana de O Beijo da Mulher Aranha
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..205-218Resumo
No filme hollywoodiano O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco, adaptação da obra homônima de Manuel Puig, a organização do discurso narrativo com elementos como temporalidade, focalização e voz -e suas recorrências no filme -levam a platéia a compreender um dos principais temasdofilme: ainter-relaçãoentreomundorealeficcional dos personagens. Este trabalho analisa, nofilme de Babenco, o entrelaçamento de diferentes narrativas: o discurso linear e histórico de Valentin é seccionado pelo relato de Molina, de velhosfilmes, onde imagens de suas vidas e de seus desejos se conjugam.Downloads
Referências
BAL, Mieke. Narratology: Introduction to the theory of Narrative. Toronto: University of Toronto Press, 1985.
BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1985.
BURGOYNE, Robert. Film-narratology. In: New Vocabularies in Film Semiotics: Structuralism, Post-Structuralism and Beyond. Robert Stam, Robert Burgoyne and Sandy Flitterman-Lewis (eds.). New York: Routledge, 1995.
CHATMAN, Seymour. Coming to Terms: the Rhetoric of Narrative in Fiction and Film. Ithaca: Cornell University Press, 1990.
ECHAVARREN, Roberto: EI Beso de la Mujer Araña y las metáforas del Sujeto: In: Manuel Puig: Montaje y Alteridad del Sujeto. Chile: Instituto Profesional Del Pacífico, 1986.
GAUDREAULT, André. Narration and Monstration In the Cinema. In: Journal of Film and Video, v. 39, n. 2, p. 29-36, Spring 1987.
GENETTE, Gérard. Narrative Discourse: An essay on Method. Jane E. Lewin, trans. Ithaca: Cornell University Press, 1980.
HAWTHORN, Jeremy. Narrative: From Malory to Motion Pictures. London: Edward Arnold, 1985.
HENDERSON, Brian. Tense, Mood, and Voice in Film: (Notes after Genette). In: Film Quarterly, v. 36, n. 4, p. 4-17, Summer 1983.
KENAN, Shlomith Rimmon. Narrative Fiction: Contemporary Poetics. London: Methuen, 1985.
KERR, Lucille. The Politics of Seduction: El Beso de la Mujer Araña. Suspended Fictions. Urbana: University of Illinois Press, 1987.
RYAN, Marie-Laure. The Pragmatics of Personal and Impersonal Fiction. In: Poetics, v. 10, n. 6, p. 517-539, 1981.
SILVERMAN, Kaja. Suture: The Cinematic Model. In: The Subject of Semiotics. New York: Oxford University Press, 1983.
TANNER, Tony. City of Words. New York: Harper & Row, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Anelise Reich Corseuil (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).