Imagens contemporâneas: poesia e cinema

Autores

  • Maria Antonieta Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..33-44

Resumo

O cinema de Glauber Rocha pode ser pensado como um precursor da vídeopoesia e dos espetáculos poéticos multimídia que, como fruto do mercado e das tecnologias finisseculares, preferem estimular uma sensibilidade baseada na recepção coletiva, crítica e reflexiva do discurso poético. Pertencentes à linhagem barroca brasileira, o ceneasta e seus pares da poesia investem na composição de obras que circulam no transe das nações e das linguagens. Nesse trajeto, inventam novos gêneros e formas, e demonstram que há uma relação direta entre a produtividade da tradição literária brasileira e sua abertura ao diálogo com outros objetos culturais.

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Publicado

1998-12-31

Como Citar

Pereira, M. A. (1998). Imagens contemporâneas: poesia e cinema. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 6, 33–44. https://doi.org/10.17851/2317-2096.6.33-44

Edição

Seção

Dossiê temático