Imagens contemporâneas: poesia e cinema
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..33-44Resumo
O cinema de Glauber Rocha pode ser pensado como um precursor da vídeopoesia e dos espetáculos poéticos multimídia que, como fruto do mercado e das tecnologias finisseculares, preferem estimular uma sensibilidade baseada na recepção coletiva, crítica e reflexiva do discurso poético. Pertencentes à linhagem barroca brasileira, o ceneasta e seus pares da poesia investem na composição de obras que circulam no transe das nações e das linguagens. Nesse trajeto, inventam novos gêneros e formas, e demonstram que há uma relação direta entre a produtividade da tradição literária brasileira e sua abertura ao diálogo com outros objetos culturais.Downloads
Referências
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Trad. Carlos Nejar. São Paulo: Globo, 1989. p. 1-19: Tlön, Uqbar, Orbis Tertius.
COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Trad. Cleonice P. Mourão, Consuelo F. Santiago e Eunice D. Galéry. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
FONSECA, Jair Tadeu da. Linguagem-transe: uma aproximação a Glauber Rocha. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 1995. (Dissertação, Mestrado em Teoria da Literatura.)
GODARD, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira história do cinema. Trad. Antônio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRAVATÁ, Hélio. Bibliografia Mineiriana – Período Colonial I, 1711-1753. BARROCO, n. 4, 1972.
GUIMARÃES, César. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997. p. 109-142: Algumas aproximações entre cinema e literatura.
HERNÁNDEZ, José. Martín Fierro. In: BORGES, Jorge Luis, BIOY CASARES, Adolfo (ed.). Poesía gauchesca. Tomo II. México: Fondo de Cultura Económica, 1955.
HOCKE, Gustav R. Maneirismo: o mundo como labirinto. Trad. C. R. Mahl. São Paulo: Perspectiva, 1986.
MARTINS, Heitor. Tipografia barroca portuguesa: vinhetas em obra de ficção. BARROCO, n. 2, 1970.
MELO E CASTRO, E. M. de. Uma rede intersemiótica. O fim visual do século XX. São Paulo: Edusp, 1993.
PIGL1A, Ricardo. A cidade ausente. São Paulo: Iluminuras, 1993.
ROCHA, Glauber. Terra em transe, 1967 (filme).
SARDUY, Severo. La simulación. Caracas: Monte Ávila, 1982.
SARLO, Beatriz. La máquina cultural. Buenos Aires: Ariel, 1998. p. 196-269: La noche de las cámaras despiertas.
WENDERS, Wim. A lógica das imagens. Trad. Maria Alexandra A. Lopes. Lisboa: Edições 70, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Maria Antonieta Pereira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).