Imagens contemporâneas: poesia e cinema
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..33-44Résumé
O cinema de Glauber Rocha pode ser pensado como um precursor da vídeopoesia e dos espetáculos poéticos multimídia que, como fruto do mercado e das tecnologias finisseculares, preferem estimular uma sensibilidade baseada na recepção coletiva, crítica e reflexiva do discurso poético. Pertencentes à linhagem barroca brasileira, o ceneasta e seus pares da poesia investem na composição de obras que circulam no transe das nações e das linguagens. Nesse trajeto, inventam novos gêneros e formas, e demonstram que há uma relação direta entre a produtividade da tradição literária brasileira e sua abertura ao diálogo com outros objetos culturais.Téléchargements
Références
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Trad. Carlos Nejar. São Paulo: Globo, 1989. p. 1-19: Tlön, Uqbar, Orbis Tertius.
COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Trad. Cleonice P. Mourão, Consuelo F. Santiago e Eunice D. Galéry. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
FONSECA, Jair Tadeu da. Linguagem-transe: uma aproximação a Glauber Rocha. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 1995. (Dissertação, Mestrado em Teoria da Literatura.)
GODARD, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira história do cinema. Trad. Antônio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRAVATÁ, Hélio. Bibliografia Mineiriana – Período Colonial I, 1711-1753. BARROCO, n. 4, 1972.
GUIMARÃES, César. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997. p. 109-142: Algumas aproximações entre cinema e literatura.
HERNÁNDEZ, José. Martín Fierro. In: BORGES, Jorge Luis, BIOY CASARES, Adolfo (ed.). Poesía gauchesca. Tomo II. México: Fondo de Cultura Económica, 1955.
HOCKE, Gustav R. Maneirismo: o mundo como labirinto. Trad. C. R. Mahl. São Paulo: Perspectiva, 1986.
MARTINS, Heitor. Tipografia barroca portuguesa: vinhetas em obra de ficção. BARROCO, n. 2, 1970.
MELO E CASTRO, E. M. de. Uma rede intersemiótica. O fim visual do século XX. São Paulo: Edusp, 1993.
PIGL1A, Ricardo. A cidade ausente. São Paulo: Iluminuras, 1993.
ROCHA, Glauber. Terra em transe, 1967 (filme).
SARDUY, Severo. La simulación. Caracas: Monte Ávila, 1982.
SARLO, Beatriz. La máquina cultural. Buenos Aires: Ariel, 1998. p. 196-269: La noche de las cámaras despiertas.
WENDERS, Wim. A lógica das imagens. Trad. Maria Alexandra A. Lopes. Lisboa: Edições 70, 1990.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Antonieta Pereira (Autor) 1998
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).