Aspectos da teatralidade em "Sarapalha", de Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..31-39Palavras-chave:
imagem literária, imagem cênica, adaptação, Sarapalha, images littéraires, images scèniques, transposition.Resumo
Resumo: Neste trabalho procura-se reconhecer alguns dos principais elementos dramático-cênicos presentes no conto "Sarapalha", de Guimarães Rosa, atentando, sempre que possível, para a estreita relação entre a obra literária e a sua adaptação para O palco, realizada pelo grupo de teatro Piollin. Neste jogo simbólico, procuramos abordar, de maneira sintética, algumas das principais questões, presentes às discussões contemporâneas, sobre a problemática da linguagem artística, seus códigos, fronteiras e disseminações. Para tanto, dividimos o trabalho em três itens que se intercruzam, a saber: 1) diálogo e dicotomias entre o teatro e a literatura; 2) do discurso teatral presente na narrativa; 3) da bifurcação entre imagem literária e imagem cênica.
Palavras-chave: imagem literária; imagem cênica; adaptação; Sarapalha.
Résumé: Cette étude examine les elements dramatiques e théâtrales de le conte Sarapalha de João Guimarães Rosa, observance la détroite rapport entre l’oeuvre littéraire et as transposition pour la mise em scène, réalisable pour le Group du Théâtre Piollin. À travers de jeu simbolique nous chercherons aborder les principales questions sur la problématique au niveau du deux langages artistiques, ses codes, ses fronteires, similitude et divresités. Pour cella nous avons divisé le étude en trois points que s’intercroisent, soit: 1) Dialogue et différence chez le théâtre e la littérature; 2) les discours teatrale présent à la narration; 3) la bifurcation parmi l’images littéraire et l’images scèniques.
Mots-clés: images littéraires; images scèniques; transposition; Sarapalha.
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