Contribuição para uma nova leitura do texto teatral

Autores

  • Elvina Maria Caetano Pereira
  • Vera Casa Nova

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..300-317

Palavras-chave:

análise do discurso e teatro, mise-en-scene e significação, analyse du discours et théâtre, mise-en-scene et signification.

Resumo

Resumo: Esse artigo apresenta uma proposta de leitura que tem como base os princípios teóricos da Análise do Discurso c da Semiótica Teatral. Parte da distinção entre teatro, literatura dramática e teoria teatral e vê como objeto da crítica teatral, por sua estreita relação com a literatura, aquilo que denominamos literatura dramática. O teatro proposto por Grotowski é visto como um conceito em cena, na relação entre o ator e o espectador, mediada ou não por um texto. A partir da discussão levantada por Searle sobre o estatuto lógico do discurso ficcional, dois importantes conceitos são definidos: o de teatro de representação e o de teatro de atuação.

Palavras-chave: análise do discurso e teatro; mise-en-scene e significação.

Résumé: Cet article présente un propos de lecture qui a comme base les principes théoriques de l’Analyse du Discours et de la Sémiotique Théâtral. Il part de la distinction entre théâtre, littérature dramatique e théoric théâtral et il voit comme sujet de la Critique Théâtral, par son étroite relation avec la littérature, ce que nous appelons littérature dramatique. Le théâtre de Grotowski est vu comme un concept en scene, dans la relation entre l’acteur et le spectateur, soit mediatiséc – ou non – par le tcxte. À partir de la discussion proposée par Searle sur l’estatut logique du discours ficcional, deux importants concepts sont définis: – le concept de théâtre de représentation et le concept de théâtre d'action.

Mots-clés: analyse du discours et théâtre; mise-en-scene et signification.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1987.

ARTALID, A. Linguagem e viela. São Paulo: Perspectiva, 1995.

AUCHLIN, A. Le bonheur conversationnel: émotion e cognition dans le discours et l’analyse du discours. In: VÉRONIQUE, O.; VION, R. Modeles de l’interaction verbale. Aix-en-Provence, 1995.

BOGATYREV, P. Os signos do teatro. In: ______. Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.

BROOK, P. El espacio vacío: arte e técnica del teatro. Barcelona: Ediciones Península, 1998.

DEMARCY, R. A leitura transversal. In: ______. Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.

GIRARD, G.; OUELLET, R.; RIGAULT, C. L’univers du théâtre. Tunis: Cerés Éditions, 1997.

GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

LORCA, F. G. Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu jardim. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

RYNGAERT, J. P. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SEARLE, J R. Expressão e significado: estudos da teoria dos atos de fala. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SEARLE, J. R. Les actes de langage. Paris: Hermann, 1972.

SEARLE, J. R. L’intentionnalité collective. In: ______. La communauté en paroles: communication, consensus, ruptures. Bruxelles: Mardaga, [s.d.].

Downloads

Publicado

2000-12-31

Como Citar

Pereira, E. M. C., & Casa Nova, V. (2000). Contribuição para uma nova leitura do texto teatral. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 7, 300–317. https://doi.org/10.17851/2317-2096.7.300-317

Edição

Seção

Dossiê - Teatro e Crítica Teatral - Rubricas