Godard contra a adaptação: Carmen e outras histórias do cinema
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..60-71Palavras-chave:
litterary adaptation, screen-play, image and texte, Godard.Resumo
Resumo: Através do estudo da obra cinematográfica de Jean-Luc Godard e de seus escritos sobre o cinema, esse texto procura colocar em relevo certos aspectos do pensamento do cineasta que constituem uma verdadeira teoria da adaptação. Privilegia-se a análise de seu filme Prénom Carmen (1983), uma adaptação livre do conto homônimo de Prosper Mérimée.
Palavras-chave: adaptação literária; roteiro; imagem e texto; Godard.
Abstract: This study on Jean-Luc Godard’s movies and cinematographic critical writings intends to emphasizes some aspects of the movie director’s thought that constitute a real theory of literary adaptation. We mainly analyse the film Prénom Carmen (Godard, 1983), a free adaptation of Prosper’s Mérimée novel.
Keywords: litterary adaptation; screen-play; image and texte; Godard.
Downloads
Referências
BAZIN, André. Qu’est-ce que le cinéma? 2.ed. Paris: Les Editions du Cerf, 1994.
BELLOUR, Raymond. L’entre-images 2. Paris: P.O.L. Trafic, 1999.
BLANCHOT, Maurice. Le pas au-delà. Paris: Gallimard, 1973.
DANEY, Serge. La rampe. Paris: Cahiers du Cinéma, 1996.
DE BAECQUE, Antoine. Tout Godard (Prénom Carmen). Cahiers du cinéma, Spécial Godard. Paris, ago. 1991.
DELEUZE, Gilles. Image-temps. Paris: Les Editions du Minuit, 1985.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Qu’est-ce que la philosophie? Paris: Les Editions de Minuit, 1991.
GODARD, Jean-Luc. Godard à Venise. Cinématographe. Paris, n.95, dez. 1983.
GODARD, Jean-Luc. Les signes du mal à vivre. Avant-scène cinéma, Spécial Godard. Paris, n.223-224, mar. 1983.
GODARD, Jean-Luc. Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard. Paris: Cahiers du Cinéma, 1985. (Tomo 1).
GODARD, Jean-Luc. Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard. Paris: Cahiers du Cinéma, 1998. (Tomo 2).
GODARD, Jean-Luc. Histoire(s) du cinéma. Paris: Gallimard-Gaumont, 1998. (4 tomos).
ISHAGHPOUR, Youssef. Cinéma contemporain. De ce côté du miroir. Paris: Editions de la Différence, 1986.
ROPPARS-WILLEUMIER, Marie-Claire. L’oubli du texte. In: Cinémas. Journal of Film Studies. Ecrit/Ecran, v.4, n.1, 1993. p.11-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Anita Leandro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).