A tela de kafka: Imagens tecendo um olhar
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..175-185Resumo
Resumo: A partir das impressões de Kafka frente ao cinema, apresentamos uma leitura da construção de seu romance América, cujo elemento pulsional mais forte concentra-se no olhar: ver/ser visto, aparecer/desaparecer. Pensando o cinema como um patamar de diminuição do real, como narração fugidia, Kafka responde com a escrita.
Palavras-chave: Kafka; pulsão escoptofílica; imaginário; relação cinema/escrita.
Abstract: Starting from Kafka’s impressions on cinema, we intend to analyse Kafka’s novel América, whose strongest instinctive element is concentrated on the eye and its functions: see / be seen; appear / disappear. Thinking about cinema as an art that diminishes the real, as a scaping narrative, Kafka answers by writing.
Keywords: Kafka; scoptophilic instinct; imaginary; relations cinema/writing.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Franz Kafka; a propósito do décimo aniversário de sua morte. Obras escolhidas. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. I.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas. Trad.Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. II.
FREUD, Sigmund. Unsicherheiten und Kritiken (1917). Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 1978. v.XI.
FREUD, Sigmund. Trieb und Triebschicksale (1914). 7.Aufl. Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 1981. v.X.
FREUD, Sigmund. Jenseits der Lustprinzips (1920). 8.Aufl. Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 1976. v.XIII.
JANOUCH, Gustav. Conversas com Kafka. Trad. Celina Luz. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1983.
KAFKA, Franz. América. Trad. Torrieri Guimarães. São Paulo: Livraria Exposição do Livro, 1965.
PEÑA-ARDID, Carmen. Literatura y cine; una aproximación comparativa. Madrid: Ediciones Cátedra, 1992.
SOUSA, Francisco Antônio de. Novo dicionário Latino-Português. Porto: Lello & Irmão, 1984.
ZISCHLER, Hans. Kafka va au cinéma. Cahiers du cinéma. Trad. Olivier Mannoni. Paris: Diffusion Seuil, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Ana Maria Portugal M. Saliba (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).