O conceito de Kinostil e o princípio da montagem no romance Berlim Alexanderplatz, de Alfred Döblin

Autores

  • Elcio Loureiro Cornelsen UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..194-210

Palavras-chave:

German literature, montage and film, montage and literature, literature and film, novel of the big city.

Resumo

Resumo: O objetivo do presente artigo é apresentar alguns aspectos teóricos postulados pelo escritor alemão Alfred Döblin ao desenvolver sua própria concepção da obra épica na “era da técnica”. Tais aspectos contribuem para uma melhor compreensão da relação entre literatura e cinema nas primeiras décadas do século XX.

Palavras-chave: literatura alemã; montagem e cinema; montagem e literatura; literatura e cinema; romance da grande cidade.

Abstract: The aim of this article is to present some theoretical aspects developed by the German writer Alfred Döblin in his own conception of the epic work in the “era of the technique”. These aspects contribute to a better comprehension of the relationship between Literature and Film in the first decades of the 20th century.

Keywords: German literature; montage and film; montage and literature; literature and film; novel of the big city.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

Cornelsen, E. L. (2018). O conceito de Kinostil e o princípio da montagem no romance Berlim Alexanderplatz, de Alfred Döblin. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 8, 194–210. https://doi.org/10.17851/2317-2096.8.194-210

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e Cinema - De Ordem de Desordem