Un destino ejemplar: von Sternberg, Borges y Puig
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..223-231Palavras-chave:
Puig, Borges, Sternberg, Latin American literature, cinema.Resumo
Resumen: Borges y Puig no sólo comparten la pasión por el cine como fuente de inspiración formal para la narración sino también el culto por el director austríaco Josef von Sternberg. El cine de von Sternberg, sin embargo, más que señalar algún punto de contacto entre ambas literaturas permite definir las diferencias con más nitidez que cualquier consideración de intertextualidad propiamente literaria.
Palabras-llave: Puig; Borges; Sternberg; literatura latino-americana; cinema.
Abstract: Borges and Puig were not only insipired by cinema as a new source of literary innovation but also by Austrian director Josef von Sternberg. More than a reference of possible points of contact between Borges and Puig’s works, though, von Sternberg cinema can help identify important distinctions.
Keywords: Puig; Borges; Sternberg; Latin American literature; cinema.
Downloads
Referências
AMÍCOLA, José. Manuel Puig y la tela que atrapa al lector. Buenos Aires: Grupo Editor Latinoamericano, 1992.
BORGES, Jorge Luis. Dos films. Sur, v. 19, 1936.
BORGES, Jorge Luis. Films. Sur, v. 3, 1931.
BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.
BRESCIA, Pablo A. J. El cine como precursor: von Sternberg y Borges. Espacios, v. 17, p. 64, 1995.
COZARINSKY, Edgardo. Borges y el cine. Buenos Aires: Sur, 1974.
GIORDANO, Alberto. La serie Arlt-Cortázar-Puig. In: AMÍCOLA, José; SPERANZA, Graciela (Comp.). Encuentro Internacional Manuel Puig. Rosario: Beatriz Viterbo, 1998.
GOLOBOFF, Mario. Puig: el camino de la oralidad. In: AMÍCOLA, José; SPERANZA, Graciela (Comp.). Encuentro Internacional Manuel Puig. Rosario: Beatriz Viterbo, 1998.
GRIFFITH, Richard. Richard Grifith’s Risposte. Films in Review, v. 1, p. 9, 1950.
HARSS, Luis. Los nuestros. Buenos Aires: Sudamericana, 1966.
PUIG, Manuel. Homenaje a von Sternberg. In: ______. Estertores de una década. Nueva York ’78. Buenos Aires: Seix Barral, 1969.
PUIG, Manuel. Un recuerdo de Borges. Espacios, Buenos Aires, v. 15, p. 25, 1995.
SARRIS, Andrew. The American Cinema, Directors and Directions, 1929-1968. Nueva York: Da Capo Press, 1996.
SONTAG, Susan. Contra la interpretación. Barcelona: Seix Barral, 1984.
STUDLAR, Gaylyn. In the Realm of Pleasure. Von Sternberg, Dietrich and the Masochistic Aesthetic Chicago: University of Illinois Press, 1988.
von STERNBERG, Josef. Fun in a Chinese Laundry. Londres: Columbus Books, 1987.
WEINBERG, Herman. Josef von Sternberg. París: Seghers, 1966.
WOLLEN, Peter. Signs and Meaning in the Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Graciela Speranza (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).