Poesia: uma decisão
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.10..72-80Palavras-chave:
visão, imagem, memória, vision, image, memory.Resumo
Resumo: O corte entre o ver e o dizer supõe a existência de dois modos incomensuráveis de constituição da realidade. No entanto, não acedemos às visibilidades nem aos enunciados senão pela ligação em que o outro se dá. É na poesia que esse processo, em que há sempre algo da ordem do fascínio ou da surpresa, se apresenta e amplia, motivo pelo qual nela o pensamento da imagem é indissociável da interrogação da linguagem, nomeadamente do que nela é potencial de destruição de verossimilhanças e capacidade de fazer sentido a partir do abismo, do instante sem espessura da decisão. No presente ensaio proponho-me pensar esse processo a partir de algumas distinções entre diferentes regimes de imagens e do modo como deles decorrem diferentes concepções da memória e do mundo como unidade que se recebe/lega em herança.
Palavras-chave: visão; imagem; memória.
Abstract: The cut between seeing and telling presupposes the existence of two incommensurable modes of constituting reality. However, we do not accede to visibilities or statements other than through the bonding by which the other is given. It is in poetry that this process, always tinged by some fascination or surprise, presents and amplifies itself, and that is why in poetry the thought of the image is inseparable from the interrogation of language, especially of what in language is potentially destruction of verisimilitudes and ability to create sense out of the abyss, out of the gistless instant of decision. In the present essay, I intend to think over that process on the basis of some distinctions between different regimes of images and the way they breed different conceptions of memory and world as unity received/ handed over as heritage.
Keywords: vision; image; memory.
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Oeuvres Completes. Paris: Gallimard, 1976.
BLANCHOT, Maurice. L’espace littéraire. Paris: Gallimard, 1955.
LYOTARD, Jean-François. Discours, Figure. Paris: Klincksieck, 1971.
FERREIRA, Vergílio. Invocação ao Meu Corpo. Lisboa: Bertra nd, 1969.
TEIXEIRA DE PASCOAES. Senhora da Noite, Verbo Escuro. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Silvina Rodrigues Lopes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).