Tarkovski: a pastoral impossível
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.10..115-125Palavras-chave:
romantismo, cinema moderno, Tarkovski, Martin Jay, romanticism, modem cinema.Resumo
Resumo: O presente ensaio analisa a obra de Andrei Tarkovski, tomando como ponto de partida as relações entre seus filmes e seus escritos teóricos. Ao mesmo tempo, discutindo o lugar que o diretor ocupa no cinema moderno, pretende-se mostrar como Tarkovski se distancia daquilo que Martin Jay chamou de “discurso anti-ocularcêntrico”.
Palavras-chave: romantismo; cinema moderno; Tarkovski; Martin Jay.
Abstract: The present essay analyses the work of Andrei Tarkovski, focusing on the relations between his films and his theoretical writings. At the same time, by discussing the place of this director in modem cinema, we intend to show how Tarkovski keeps his distance from what Martin Jay has called “the antiocular centric discourse”.
Keywords: romanticism; modem cinema; Tarkovski; Martin Jay.
Downloads
Referências
COLERIDGE, Samuel Taylor. Poemas. Trad. Paulo Vizioli. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.
DE MAN, Paul. Alegorias da leitura. Trad. Lenita Esteves. São Paulo: Imago, 1996.
DE MAN, Paul. Blindness and Insight. Minneapollis: University of Minnesotta Press, 1992.
DE MAN, Paul. Resistência à Teoria, A. Trad. Tereza Louro Perez. Lisboa: Edições 70, 1989.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. Trad. Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1986.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1991.
EISEINSTEIN, Sergei. A forma do filme. Trad. Tereza Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
EISEINSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Trad. Tereza Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
JAMESON, Fredric. The Geopolitical Aesthetic. Indianapolis: Indiana University Press, 1995.
JAY, Martin. Downcast eyes. Los Angeles: University of California Press, 1994.
PARENTE, André. Ensaios sobre o cinema do simulacro. Rio de Janeiro: Pazulin, 1998.
STAM, Robert. O espetáculo interrompido. Trad. José Eduardo Moretzsohn. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1990.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. São Paulo: Paz e Terra, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Emílio Maciel (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).