Tarkovski: a pastoral impossível

Autores

  • Emílio Maciel UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.10..115-125

Palavras-chave:

romantismo, cinema moderno, Tarkovski, Martin Jay, romanticism, modem cinema.

Resumo

Resumo: O presente ensaio analisa a obra de Andrei Tarkovski, tomando como ponto de partida as relações entre seus filmes e seus escritos teóricos. Ao mesmo tempo, discutindo o lugar que o diretor ocupa no cinema moderno, pretende-se mostrar como Tarkovski se distancia daquilo que Martin Jay chamou de “discurso anti-ocularcêntrico”.

Palavras-chave: romantismo; cinema moderno; Tarkovski; Martin Jay.

Abstract: The present essay analyses the work of Andrei Tarkovski, focusing on the relations between his films and his theoretical writings. At the same time, by discussing the place of this director in modem cinema, we intend to show how Tarkovski keeps his distance from what Martin Jay has called “the anti­ocular centric discourse”.

Keywords: romanticism; modem cinema; Tarkovski; Martin Jay.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLERIDGE, Samuel Taylor. Poemas. Trad. Paulo Vizioli. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.

DE MAN, Paul. Alegorias da leitura. Trad. Lenita Esteves. São Paulo: Imago, 1996.

DE MAN, Paul. Blindness and Insight. Minneapollis: University of Minnesotta Press, 1992.

DE MAN, Paul. Resistência à Teoria, A. Trad. Tereza Louro Perez. Lisboa: Edições 70, 1989.

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. Trad. Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1991.

EISEINSTEIN, Sergei. A forma do filme. Trad. Tereza Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

EISEINSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Trad. Tereza Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

JAMESON, Fredric. The Geopolitical Aesthetic. Indianapolis: Indiana University Press, 1995.

JAY, Martin. Downcast eyes. Los Angeles: University of California Press, 1994.

PARENTE, André. Ensaios sobre o cinema do simulacro. Rio de Janeiro: Pazulin, 1998.

STAM, Robert. O espetáculo interrompido. Trad. José Eduardo Moretzsohn. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. São Paulo: Paz e Terra, 1986.

Downloads

Publicado

2003-12-31

Como Citar

Maciel, E. (2003). Tarkovski: a pastoral impossível. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 10, 115–125. https://doi.org/10.17851/2317-2096.10.115-125

Edição

Seção

Dossiê - Olhar Cabisbaixo: Trajetos da Visão do Século XX