A palavra como enigma

Autores

  • Yudith Rosenbaum

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.13.1.84-93

Palavras-chave:

conto brasileiro, Guimarães Rosa, adivinha, ambiguidade, Psicanálise, Brazilian Short-Story, riddle, ambiguity, Psychoanalysis.

Resumo

Resumo: Este estudo pretende analisar o conto “Famigerado”, de Guimarães Rosa, à luz das Formas Simples, de André Jolles, e da psicanálise. O texto é lido como uma adivinha às avessas, invertendo as posições do inquiridor e do questionado. Tendo como fundo a modernização do sertão nos anos 60, o embate entre o letrado e o jagunço revela tensões e ambigüidades, abordadas pela estilística e pela psicanálise.

Palavras-chave: conto brasileiro; Guimarães Rosa; adivinha; ambigudade; Psicanálise.

Abstract: This study analyses “Famigerado”, a short story by Guimarães Rosa, taking Simple Forms, by André Jolles, and psychoanalysis as theoretical references. Rosa’s story is seen as an inverted riddle, by which questioner and answerer switch positions. The modernization process in Brazil’s hinterland during the 60s provides a framework to the conflict between the story’s hero, an illiterate “jagunço”, and its learned narrator. The tensions and ambiguities thus revealed can find in psychoanalysis and stylistics a source of enlightenment.

Keywords: Brazilian Short-Story; Guimarães Rosa; riddle; ambiguity; Psychoanalysis.

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Publicado

2005-06-30

Como Citar

Rosenbaum, Y. (2005). A palavra como enigma. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 13(1), 84–93. https://doi.org/10.17851/2317-2096.13.1.84-93

Edição

Seção

Dossiê - Literatura, História e Memória Cultural