A intermidialidade em textos espetaculares contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.68-82Resumo
Este texto analisa como os recursos da intermidialidade vêm sendo utilizados, na nossa contemporaneidade, em textos e propostas espetaculares latino-americanas.Downloads
Referências
ALEXANDRE, Marcos A.; BARROS, Maria Lucia Jacob Dias de; ROJO, Sara (Org.). Antologia teatral da latinidade: César Brie, Juan Radrigán, Ramón Griffero e Michel Azama. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
DEMARCY, Richard A. A leitura transversal. In: GUINSBURG, J.; TEIXEIRA COELHO NETO, J.; CHAVES CARDOSO, Reni (Org.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988. p. 23-38.
DE MARINIS, Marcos. Comprender el teatro – Lineamientos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Editorial Calerna, 1997.
GRIFFERO, Ramón. Cinema Utoppia. 1985. In: ALEXANDRE, Marco A.; BARROS, Maria Lúcia Jaocb Dias de; ROJO, Sara (Org.). Antologia teatral da latinidade: César Brie, Juan Radrigán, Ramón Griffero e Michel Azama. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009..
GUINSBURG, J.; TEIXEIRA COELHO NETO, J.; CHAVES CARDOSO, Reni (Org.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.
MOREIRA, Rui. A receita. Direção de Henrique Rodovalho.
MÜLLER, Jürgen E. Intermedialität als Provokation der Medienwissenschaft, Eikon, n. 4, 1992.
MÜLLER, Jürgen E. Le labyrinthe médiatique du film. Mots/Images/Sons. Colloque International de Rouen, 1990.
NUNES, Roberson de Sousa. Do texto literário ao texto espetacular pós-moderno nas linguagens cênicas do grupo Oficcina Multimédia 2005. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras/UFMG, Belo Horizonte, 2005.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. (1996). Trad. Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PAVIS, Patrice. El teatro y su recepción: Semiología, cruce de culturas y postmodernismo. Seleção e trad. Desiderio Navarro. La Habana: UNEAC, Casa de las Américas, Embajada de Francia en Cuba, 1994.
SOURIAU, Étienne. La correspondencia de las artes: elementos de estética comparada (1947.) Trad. Margarita Nelken. México: Fondo de Cultura Económica, 1965.
TAYLOR, Diana. Encenando a memória social: Yuyachkani. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG, 2002. p. 13-45.
Programas de espetáculos
A Acusação. GOM - Grupo Oficcina Multimédia. Belo Horizonte, 2005.
A Casa de Bernarda Alba. GOM - Grupo Oficcina Multimédia. Belo Horizonte, 2001.
Sites consultados
GRIFERO, Ramón. http://www.griffero.cl/ensayo.htm (site oficial).
GOM. http://www.oficcinamultimedia.com.br/historico.htm (site oficial).
Hecho en el Perú.
http://www.geocities.com/vitrinasmemoria_yuyachkani/Intro.html.
Qhapaq Ñan o el Gran camino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Marcos Antônio Alexandre (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).