A intermidialidade em textos espetaculares contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.68-82Resumo
Este texto analisa como os recursos da intermidialidade vêm sendo utilizados, na nossa contemporaneidade, em textos e propostas espetaculares latino-americanas.Referências
ALEXANDRE, Marcos A.; BARROS, Maria Lucia Jacob Dias de; ROJO, Sara (Org.). Antologia teatral da latinidade: César Brie, Juan Radrigán, Ramón Griffero e Michel Azama. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
DEMARCY, Richard A. A leitura transversal. In: GUINSBURG, J.; TEIXEIRA COELHO NETO, J.; CHAVES CARDOSO, Reni (Org.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988. p. 23-38.
DE MARINIS, Marcos. Comprender el teatro – Lineamientos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Editorial Calerna, 1997.
GRIFFERO, Ramón. Cinema Utoppia. 1985. In: ALEXANDRE, Marco A.; BARROS, Maria Lúcia Jaocb Dias de; ROJO, Sara (Org.). Antologia teatral da latinidade: César Brie, Juan Radrigán, Ramón Griffero e Michel Azama. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009..
GUINSBURG, J.; TEIXEIRA COELHO NETO, J.; CHAVES CARDOSO, Reni (Org.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.
MOREIRA, Rui. A receita. Direção de Henrique Rodovalho.
MÜLLER, Jürgen E. Intermedialität als Provokation der Medienwissenschaft, Eikon, n. 4, 1992.
MÜLLER, Jürgen E. Le labyrinthe médiatique du film. Mots/Images/Sons. Colloque International de Rouen, 1990.
NUNES, Roberson de Sousa. Do texto literário ao texto espetacular pós-moderno nas linguagens cênicas do grupo Oficcina Multimédia 2005. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras/UFMG, Belo Horizonte, 2005.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. (1996). Trad. Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PAVIS, Patrice. El teatro y su recepción: Semiología, cruce de culturas y postmodernismo. Seleção e trad. Desiderio Navarro. La Habana: UNEAC, Casa de las Américas, Embajada de Francia en Cuba, 1994.
SOURIAU, Étienne. La correspondencia de las artes: elementos de estética comparada (1947.) Trad. Margarita Nelken. México: Fondo de Cultura Económica, 1965.
TAYLOR, Diana. Encenando a memória social: Yuyachkani. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG, 2002. p. 13-45.
Programas de espetáculos
A Acusação. GOM - Grupo Oficcina Multimédia. Belo Horizonte, 2005.
A Casa de Bernarda Alba. GOM - Grupo Oficcina Multimédia. Belo Horizonte, 2001.
Sites consultados
GRIFERO, Ramón. http://www.griffero.cl/ensayo.htm (site oficial).
GOM. http://www.oficcinamultimedia.com.br/historico.htm (site oficial).
Hecho en el Perú.
http://www.geocities.com/vitrinasmemoria_yuyachkani/Intro.html.
Qhapaq Ñan o el Gran camino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Marcos Antônio Alexandre (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).