A intermidialidade em textos espetaculares contemporâneo

Autores/as

  • Marcos Antônio Alexandre Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.68-82

Resumen

Este texto analisa como os recursos da intermidialidade vêm sendo utilizados, na nossa contemporaneidade, em textos e propostas espetaculares latino-americanas.

Referencias

ALEXANDRE, Marcos A.; BARROS, Maria Lucia Jacob Dias de; ROJO, Sara (Org.). Antologia teatral da latinidade: César Brie, Juan Radrigán, Ramón Griffero e Michel Azama. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

DEMARCY, Richard A. A leitura transversal. In: GUINSBURG, J.; TEIXEIRA COELHO NETO, J.; CHAVES CARDOSO, Reni (Org.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988. p. 23-38.

DE MARINIS, Marcos. Comprender el teatro – Lineamientos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Editorial Calerna, 1997.

GRIFFERO, Ramón. Cinema Utoppia. 1985. In: ALEXANDRE, Marco A.; BARROS, Maria Lúcia Jaocb Dias de; ROJO, Sara (Org.). Antologia teatral da latinidade: César Brie, Juan Radrigán, Ramón Griffero e Michel Azama. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009..

GUINSBURG, J.; TEIXEIRA COELHO NETO, J.; CHAVES CARDOSO, Reni (Org.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.

MOREIRA, Rui. A receita. Direção de Henrique Rodovalho.

MÜLLER, Jürgen E. Intermedialität als Provokation der Medienwissenschaft, Eikon, n. 4, 1992.

MÜLLER, Jürgen E. Le labyrinthe médiatique du film. Mots/Images/Sons. Colloque International de Rouen, 1990.

NUNES, Roberson de Sousa. Do texto literário ao texto espetacular pós-moderno nas linguagens cênicas do grupo Oficcina Multimédia 2005. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras/UFMG, Belo Horizonte, 2005.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. (1996). Trad. Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PAVIS, Patrice. El teatro y su recepción: Semiología, cruce de culturas y postmodernismo. Seleção e trad. Desiderio Navarro. La Habana: UNEAC, Casa de las Américas, Embajada de Francia en Cuba, 1994.

SOURIAU, Étienne. La correspondencia de las artes: elementos de estética comparada (1947.) Trad. Margarita Nelken. México: Fondo de Cultura Económica, 1965.

TAYLOR, Diana. Encenando a memória social: Yuyachkani. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG, 2002. p. 13-45.

Programas de espetáculos

A Acusação. GOM - Grupo Oficcina Multimédia. Belo Horizonte, 2005.

A Casa de Bernarda Alba. GOM - Grupo Oficcina Multimédia. Belo Horizonte, 2001.

Sites consultados

GRIFERO, Ramón. http://www.griffero.cl/ensayo.htm (site oficial).

GOM. http://www.oficcinamultimedia.com.br/historico.htm (site oficial).

Hecho en el Perú.

http://www.geocities.com/vitrinasmemoria_yuyachkani/Intro.html.

Qhapaq Ñan o el Gran camino.

http://www.fil.com.mx/prog05/fichas/fic_yuya_qha.htm

Publicado

2006-12-31

Número

Sección

Dossiê - Intermidialidade - II Teatro e Cinema: Intermidialidade, Visualidade, Transposição e Adaptação

Cómo citar

A intermidialidade em textos espetaculares contemporâneo. (2006). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 14(2), 68-82. https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.68-82