A beleza da indiferença: reflexões sobre lieratura e artes plásticas a partir de um conto de Virginia Woolf
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.176-185Resumo
Este texto analisa o conto “Objetos sólidos”, de Virginia Woolf, a partir do diálogo entre literatura e artes plásticas, com o objetivo de perceber como a opacidade dos objetos na obra de arte afeta o entendimento que o sujeito tem de si mesmo e da realidade à sua volta.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Selected Writings 1: 1913-1926. EILAND, Howard; JENNINGS, Michael W. (Ed.). Cambridge, MA, and London: The Belknap Press of Harvard University Press, 2000.
BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das passagens. Trad. Ana Luiza de Andrade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. 2. ed. Trad. Paulo José Amaral. São Paulo: Perspectiva, 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. Prefácio de Stéphane Huchet. São Paulo: Editora 34, 1998.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MARINETTI, Filippo Tomasso. Pintura futurista: manifesto técnico. (1912.) In: CHIPP, Herschel B. (Org.). Teorias da arte moderna. Trad. Waltensir Dutra et al. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 295.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o castelo da pureza. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 2002.
RILKE, Rainer Maria. Auguste Rodin. (1907.) Trad. Marion Fleisher. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.
WOOLF, Virginia. Contos completos. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Alexandre Rodrigues Costa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).