Filosofia em quadrinhos: uma análise intermidiática de Salut Deleuze!
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.297-308Resumo
Neste trabalho pretendo discutir o diálogo entre discursofilosófico e narrativa gráfica na obra Salut Deleuze! Resultado de um processo de apropriação da obra Diferença e Repetição
(1968) do filósofo Gilles Deleuze, Salut Deleuze! desenvolve-se através de uma experiência de transposição do tema filosófico para a linguagem das histórias em quadrinhos. A repetição deliberada da mesma cena por cinco vezes indica a estrutura narrativa através da qual o enredo é construído e sugere uma criativa reescrita do texto deleuziano ao demonstrar que a
repetição é, por natureza, algo sempre novo. Em seguida, proponho observar o processo de intertextualidade com outras obras e discutir o lugar das histórias em quadrinhos no universo de práticas culturais elaboradas através de uma relação intermidiática.
Downloads
Referências
BALZER, Jens (r); DIECK, Martin Tom (a). Salut Deleuze! Bruxelles: Fréon Éditions, 1997.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Conceitos, termos, objetivos. Literatura e sociedade. São Paulo: FFLCH/USP, n. 2, p. 37-55, 1997.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Introdução crítica. Trad. Yung Jung Im e Claus Clüver, rev. Helena Buescu. In: BUESCU, Helena et al. (Org.). Floresta Encantada: Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001, p. 333-362.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. (1968). Trad. Luiz B. L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DUÉE, Claude. Là où le mot se fait image et où l’image se fait mot: Nouvelle bande dessinée et bande dessinée d’avant-garde. In: CLÜVER Claus; HOEK, Leo; PLESCH, Véronique (Org.). Orientations: Space /Time /Image / Word. Amsterdam/ New York: Rodopi, 2005, p. 229-243.
FRAHM, Ole. Weird Signs: Comics as means of parody. In: MAGNUSSEN, Anne; CHRISTIANSEN, Hans-Christian (Ed.). Comics and Culture. Copenhagen: University of Copenhagen Press, 2000, p 177-191.
HOEK, Leo H. La transposition intersemiotique: pour une classification pragmatique. In: HOEK, L. H.; MEERHOFF, K. (Ed.). Rhétorique et Image. Amsterdam/Atlanta: Rodopi, 1995, p. 65-80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Leonora Soledad Souza Paula (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).