Filosofia em quadrinhos: uma análise intermidiática de Salut Deleuze!
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.297-308Resumo
Neste trabalho pretendo discutir o diálogo entre discursofilosófico e narrativa gráfica na obra Salut Deleuze! Resultado de um processo de apropriação da obra Diferença e Repetição
(1968) do filósofo Gilles Deleuze, Salut Deleuze! desenvolve-se através de uma experiência de transposição do tema filosófico para a linguagem das histórias em quadrinhos. A repetição deliberada da mesma cena por cinco vezes indica a estrutura narrativa através da qual o enredo é construído e sugere uma criativa reescrita do texto deleuziano ao demonstrar que a
repetição é, por natureza, algo sempre novo. Em seguida, proponho observar o processo de intertextualidade com outras obras e discutir o lugar das histórias em quadrinhos no universo de práticas culturais elaboradas através de uma relação intermidiática.
Downloads
Referências
BALZER, Jens (r); DIECK, Martin Tom (a). Salut Deleuze! Bruxelles: Fréon Éditions, 1997.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Conceitos, termos, objetivos. Literatura e sociedade. São Paulo: FFLCH/USP, n. 2, p. 37-55, 1997.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Introdução crítica. Trad. Yung Jung Im e Claus Clüver, rev. Helena Buescu. In: BUESCU, Helena et al. (Org.). Floresta Encantada: Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001, p. 333-362.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. (1968). Trad. Luiz B. L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DUÉE, Claude. Là où le mot se fait image et où l’image se fait mot: Nouvelle bande dessinée et bande dessinée d’avant-garde. In: CLÜVER Claus; HOEK, Leo; PLESCH, Véronique (Org.). Orientations: Space /Time /Image / Word. Amsterdam/ New York: Rodopi, 2005, p. 229-243.
FRAHM, Ole. Weird Signs: Comics as means of parody. In: MAGNUSSEN, Anne; CHRISTIANSEN, Hans-Christian (Ed.). Comics and Culture. Copenhagen: University of Copenhagen Press, 2000, p 177-191.
HOEK, Leo H. La transposition intersemiotique: pour une classification pragmatique. In: HOEK, L. H.; MEERHOFF, K. (Ed.). Rhétorique et Image. Amsterdam/Atlanta: Rodopi, 1995, p. 65-80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Leonora Soledad Souza Paula (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).