Filosofia em quadrinhos: uma análise intermidiática de Salut Deleuze!
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.297-308Résumé
Neste trabalho pretendo discutir o diálogo entre discursofilosófico e narrativa gráfica na obra Salut Deleuze! Resultado de um processo de apropriação da obra Diferença e Repetição
(1968) do filósofo Gilles Deleuze, Salut Deleuze! desenvolve-se através de uma experiência de transposição do tema filosófico para a linguagem das histórias em quadrinhos. A repetição deliberada da mesma cena por cinco vezes indica a estrutura narrativa através da qual o enredo é construído e sugere uma criativa reescrita do texto deleuziano ao demonstrar que a
repetição é, por natureza, algo sempre novo. Em seguida, proponho observar o processo de intertextualidade com outras obras e discutir o lugar das histórias em quadrinhos no universo de práticas culturais elaboradas através de uma relação intermidiática.
Références
BALZER, Jens (r); DIECK, Martin Tom (a). Salut Deleuze! Bruxelles: Fréon Éditions, 1997.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Conceitos, termos, objetivos. Literatura e sociedade. São Paulo: FFLCH/USP, n. 2, p. 37-55, 1997.
CLÜVER, Claus. Estudos Interartes: Introdução crítica. Trad. Yung Jung Im e Claus Clüver, rev. Helena Buescu. In: BUESCU, Helena et al. (Org.). Floresta Encantada: Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001, p. 333-362.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. (1968). Trad. Luiz B. L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DUÉE, Claude. Là où le mot se fait image et où l’image se fait mot: Nouvelle bande dessinée et bande dessinée d’avant-garde. In: CLÜVER Claus; HOEK, Leo; PLESCH, Véronique (Org.). Orientations: Space /Time /Image / Word. Amsterdam/ New York: Rodopi, 2005, p. 229-243.
FRAHM, Ole. Weird Signs: Comics as means of parody. In: MAGNUSSEN, Anne; CHRISTIANSEN, Hans-Christian (Ed.). Comics and Culture. Copenhagen: University of Copenhagen Press, 2000, p 177-191.
HOEK, Leo H. La transposition intersemiotique: pour une classification pragmatique. In: HOEK, L. H.; MEERHOFF, K. (Ed.). Rhétorique et Image. Amsterdam/Atlanta: Rodopi, 1995, p. 65-80.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Leonora Soledad Souza Paula (Autor) 2006
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).