Uma pequena história do espaço (e do tempo): o conceito de espaço em Kant, Lessing, Foucault e Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.15.1.230-244Palavras-chave:
espaço, estética, história, Walter Benjamin, space, aesthetics, history, Walter Benjamin.Resumo
Resumo: O presente trabalho visa mostrar que tempo e espaço não são apenas “formas de intuição” (Kant), fundamentais na percepção dos objetos, mas que as duas categorias possuem um valor diferenciado nas “epistémes” (Foucault) de cada época. Nossa hipótese é que a temporalização do pensamento, que marca a passagem da “Idade Clássica” para a Modernidade, encontra em Walter Benjamin um dos seus mais expressivos adversários mediante a valorização do espaço.
Palavras-chave: espaço; estética; história; Walter Benjamin.
Abstract: This article aims to show that time and space are not only basic a prioris for the perception of objects (Kant), but that these two categories have a distinct value in the episteme (Foucault), that is, historical a prioris of every period. Our hypothesis is that the temporalization of thinking, which characterizes the passage from the Classical to the Modern Age, encounters in Walter Benjamin one of its most expressive opponent by focusing space.
Keywords: space; aesthetics; history; Walter Benjamin.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Trad. Paulo Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 165-196.
BENJAMIN, Walter. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit. In: ______. Gesammelte Schriften. Vol. I/2. Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1990. p. 431-470.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Organização Willi Bolle; colaboração na organização Olgária Chain Féres Matos; tradução do alemão Irene Aron; tradução do francês Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FOUCAULT, Michel. Die Ordnung der Dinge. Frankfurt: Suhrkamp, 2002.
FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses: une archéologie des sciences humaines. Paris: Éditions Gallimard, 1966.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos, Alexandre Fradique Morujão. Introdução e notas Alexandre Fradique Morujão. 2. ed. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 1989.
KANT, Immanuel. Werke. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1975. v. III.
KRAUSZ, Luis. O ‘enterro’ do estruturalismo. François Dosse historia o movimento na França. Folha de S. Paulo, São Paulo, 26 dez. 1993. Caderno Mais, p. 11.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte: ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laokoon: oder über die Grenzen der Malerei und Poesie. Mit einem Nachwort von Ingrid Kreuzer. Stuttgart: Reclam, 1987.
MATUSSEK, Peter. Formen der Vezeitlichung. Der Wandel des Faustschen Naturbildes und seine historischen Hintergründe. In: ______. Goethe und die Verzeitlichung der Natur. München, 1998. p. 202-233. Disponível em: http://134.99.68.195/ ~admin/Pub/A_17.pdf.
OTTE, Georg. A reprodutibilidade técnica da obra cinematográfica – representação ou clonagem? Uma análise crítica de um conceito básico de Walter Benjamin. Aletria, Belo Horizonte, Faculdade de Letras da UFMG, v. 8, p. 287-300, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Georg Otte (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).