História, utopia e contranarrativa da nação em Angels in America
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.19.1.169-179Palavras-chave:
Tony Kushner, dramaturgia norte-americana contemporânea, contranarrativa da nação, contemporary American theater, national narrative and counter-narrative.Resumo
Resumo: Este artigo visa analisar Angels in America, a Gay Fantasia on National Themes, do dramaturgo norte-americano Tony Kushner. Kushner, neste que é seu trabalho de maior impacto, retoma eventos e figuras da história recente de seu país, com foco na crise que a epidemia de AIDS desencadeia, o descaso do governo Reagan em relação às minorias que a epidemia vitima e a consequente devastação que acomete a comunidade gay da época. Nessa perspectiva, o trabalho de Kushner supera o mero registro e aponta para acontecimentos e pessoas ausentes do relato dominante. Para além da versão oficial, emerge aí uma contranarrativa da nação, comprometida com a construção de uma memória dos Estados Unidos a partir do viés da margem e da exclusão.
Palavras-chave: Tony Kushner; dramaturgia norte-americana contemporânea; contranarrativa da nação.
Abstract: This article analyses Angels in America, a gay fantasia on national themes, by the American dramatist Tony Kushner. In what many believe to be his major work, Kushner weaves the lives of fictional and historical characters into a web of social, political, and sexual revelations, focusing on the discovery of AIDS, the disregard with which politicians marginalized its early spread and the impact of the disease on the gay community. As it is, Kushner’s work rethinks the recent past and portrays alternatives absent from the dominant reports. Moving beyond the official version of events, Angels in America is thus a counter-narrative, one where the master narrative implodes on itself, one where new stories arise out of the ashes of that explosion.
Keywords: Tony Kushner; contemporary American theater; national narrative and counter-narrative.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: ______. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, v. 1). p. 222-232.
BHABHA, Homi K. Introdução a Nation and Narration. In: ROUANET, M. H. (Org.). Nacionalidade em questão. Rio de Janeiro: Instituto de Letras-UERJ, 1997. p. 1-59.
BREEN, T. H. A era Reagan. In: BREEN, T. H.; DIVINE, Robert A. et al. (Org.). América, passado e presente. Rio de Janeiro: Nórdica, 1992. p. 717-740.
BURKE, Peter. Abertura: a Nova História, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. p. 7-37.
CADDEN, Michael. Strange Angel: The Pinklisting of Roy Cohn. In: GEIS, Deborah R.; KRUGER, Steven F. (Org.). Approaching the Millennium: Essays on Angels in America. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1997. p. 78-89.
CARR, E. H. Que é história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
KUSHNER, Tony. Angels in America, a Gay Fantasia on National Themes. New York: Theatre Communications Group, 1995.
SHEWEY, Don. Tony Kushner’s Sexy Ethics. Disponível em: http://www.donshewey.com/ theater_articles/tony_kushner.html. Acesso em: 30 jun. 2009.
SHILTS, Randy. O prazer com risco de vida. Rio de Janeiro: Record, 1987.
SINDER, Valter. A reinvenção do passado e a articulação de sentidos: o novo romance histórico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 26, p. 253-264, 2000.
SONTAG, Susan. AIDS and its Metaphors. In: ______. Illness as Metaphor; and AIDS and its Metaphors. New York: Farrar, Straus & Giroux, 1989. p. 89-183.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Isabella Santos Mundim (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).