Do sol à lâmpada:intermidialidade no romance espanhol contemporâneo La Larga Marcha, de Rafael Chirbes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.19.2.181-191Palavras-chave:
Guerra Civil Espanhola, transição, intermidialidade, Guerra Civil Española, franquismo, transición, Picasso, intermedialidad.Resumo
Resumo: O romance La larga marcha (1996), de Rafael Chirbes, faz parte de uma trilogia sobre a época crucial da Guerra Civil Espanhola. O livro focaliza o período do franquismo e dedica uma ênfase maior à chamada transição para a democracia durante os anos 1960. Como uma metáfora da paralisação de um país inteiro, encontramos nas suas páginas frequentemente uma iluminação crepuscular sem sol. Um fato que lembra o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso. Como no quadro, onde uma lâmpada mal ilumina um grupo de animais e seres humanos, todos eles torturados ou em agonia, também no livro de Chirbes a lâmpada tem uma função pouco consoladora.
Palavras-chave: Guerra Civil Espanhola; transição; intermidialidade.
Resumen: La novela La larga marcha (1996) de Rafael Chirbes forma parte de una trilogía sobre la época crucial de la Guerra Civil Española. El libro focaliza el periodo del franquismo dedicándose con mayor énfasis a la famosa llamada transición de los años setenta. Como metáfora de esta paralización de un país entero encontramos en sus páginas muy frecuentemente una iluminación crepuscular sin sol. Un hecho que recuerda el famosísimo cuadro „Guernica“ de Pablo Picasso. Como en este cuadro una bombilla que mal ilumina un grupo de animales y seres humanos, ambos torturados o en agonía, también hay en el libro una bombilla poco consoladora.
Palabras-clave: Guerra Civil Española; franquismo; transición; Picasso; intermedialidad.
Downloads
Referências
CERCAS, Rafael. Los soldados de Salamina. 19. ed. Barcelona: Tusquets, 2002.
CHIRBES, Rafael. La larga marcha. Barcelona: Anagrama, 1996.
CHIRBES, Rafael. Der lange Marsch. Trad. do espanhol por D. Ploetz, München: Kunstmann, 1998.
GINZBURG, Carlo. Das Schwert und die Glühbirme: eine neue Lektüre von Picassos Guernica. Trad. do inglês por R. Kaiser, Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1999.
GOYTISOLO, Juan. Spanien und die Spanier. Trad. do espanhol por F. Vogelsang, Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1982 [1969/78].
INGENDAAY, Paul. Soldaten von Salamis. Frankfurter Allgemeine Zeitung, 9.8.02, Nr. 183, p. 33.
SCHIVELBUSCH, Wolfgang (1983). Lichtblicke: zur Geschichte der künstlichen Helligkeit im 19. Jahrhundert. Frankfurt/M.: Fischer, 2004
WICHMANN, Julia. Von politischer Geschichte zu alltäglichen Geschichten: die Darstellung Franco-Spaniens in Rafael Chirbes’ Roman La larga marcha. 2001. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Línguas e Literaturas Românicas, Johann Wolfgang Goethe-Universität, Frankfurt am Main, 2001.
ZEILER, Annemarie. Guernica und das Publikum: Picassos Bild im Widerstreit der Meinungen. Berlin: Reimer, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Thomas Sträter (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).