Do sol à lâmpada:intermidialidade no romance espanhol contemporâneo La Larga Marcha, de Rafael Chirbes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.19.2.181-191Palavras-chave:
Guerra Civil Espanhola, transição, intermidialidade, Guerra Civil Española, franquismo, transición, Picasso, intermedialidad.Resumo
Resumo: O romance La larga marcha (1996), de Rafael Chirbes, faz parte de uma trilogia sobre a época crucial da Guerra Civil Espanhola. O livro focaliza o período do franquismo e dedica uma ênfase maior à chamada transição para a democracia durante os anos 1960. Como uma metáfora da paralisação de um país inteiro, encontramos nas suas páginas frequentemente uma iluminação crepuscular sem sol. Um fato que lembra o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso. Como no quadro, onde uma lâmpada mal ilumina um grupo de animais e seres humanos, todos eles torturados ou em agonia, também no livro de Chirbes a lâmpada tem uma função pouco consoladora.
Palavras-chave: Guerra Civil Espanhola; transição; intermidialidade.
Resumen: La novela La larga marcha (1996) de Rafael Chirbes forma parte de una trilogía sobre la época crucial de la Guerra Civil Española. El libro focaliza el periodo del franquismo dedicándose con mayor énfasis a la famosa llamada transición de los años setenta. Como metáfora de esta paralización de un país entero encontramos en sus páginas muy frecuentemente una iluminación crepuscular sin sol. Un hecho que recuerda el famosísimo cuadro „Guernica“ de Pablo Picasso. Como en este cuadro una bombilla que mal ilumina un grupo de animales y seres humanos, ambos torturados o en agonía, también hay en el libro una bombilla poco consoladora.
Palabras-clave: Guerra Civil Española; franquismo; transición; Picasso; intermedialidad.
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