Do sol à lâmpada:intermidialidade no romance espanhol contemporâneo La Larga Marcha, de Rafael Chirbes
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.19.2.181-191Mots-clés :
Guerra Civil Espanhola, transição, intermidialidade, Guerra Civil Española, franquismo, transición, Picasso, intermedialidad.Résumé
Resumo: O romance La larga marcha (1996), de Rafael Chirbes, faz parte de uma trilogia sobre a época crucial da Guerra Civil Espanhola. O livro focaliza o período do franquismo e dedica uma ênfase maior à chamada transição para a democracia durante os anos 1960. Como uma metáfora da paralisação de um país inteiro, encontramos nas suas páginas frequentemente uma iluminação crepuscular sem sol. Um fato que lembra o famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso. Como no quadro, onde uma lâmpada mal ilumina um grupo de animais e seres humanos, todos eles torturados ou em agonia, também no livro de Chirbes a lâmpada tem uma função pouco consoladora.
Palavras-chave: Guerra Civil Espanhola; transição; intermidialidade.
Resumen: La novela La larga marcha (1996) de Rafael Chirbes forma parte de una trilogía sobre la época crucial de la Guerra Civil Española. El libro focaliza el periodo del franquismo dedicándose con mayor énfasis a la famosa llamada transición de los años setenta. Como metáfora de esta paralización de un país entero encontramos en sus páginas muy frecuentemente una iluminación crepuscular sin sol. Un hecho que recuerda el famosísimo cuadro „Guernica“ de Pablo Picasso. Como en este cuadro una bombilla que mal ilumina un grupo de animales y seres humanos, ambos torturados o en agonía, también hay en el libro una bombilla poco consoladora.
Palabras-clave: Guerra Civil Española; franquismo; transición; Picasso; intermedialidad.
Téléchargements
Références
CERCAS, Rafael. Los soldados de Salamina. 19. ed. Barcelona: Tusquets, 2002.
CHIRBES, Rafael. La larga marcha. Barcelona: Anagrama, 1996.
CHIRBES, Rafael. Der lange Marsch. Trad. do espanhol por D. Ploetz, München: Kunstmann, 1998.
GINZBURG, Carlo. Das Schwert und die Glühbirme: eine neue Lektüre von Picassos Guernica. Trad. do inglês por R. Kaiser, Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1999.
GOYTISOLO, Juan. Spanien und die Spanier. Trad. do espanhol por F. Vogelsang, Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1982 [1969/78].
INGENDAAY, Paul. Soldaten von Salamis. Frankfurter Allgemeine Zeitung, 9.8.02, Nr. 183, p. 33.
SCHIVELBUSCH, Wolfgang (1983). Lichtblicke: zur Geschichte der künstlichen Helligkeit im 19. Jahrhundert. Frankfurt/M.: Fischer, 2004
WICHMANN, Julia. Von politischer Geschichte zu alltäglichen Geschichten: die Darstellung Franco-Spaniens in Rafael Chirbes’ Roman La larga marcha. 2001. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Línguas e Literaturas Românicas, Johann Wolfgang Goethe-Universität, Frankfurt am Main, 2001.
ZEILER, Annemarie. Guernica und das Publikum: Picassos Bild im Widerstreit der Meinungen. Berlin: Reimer, 1996.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Thomas Sträter (Autor) 2009
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).