A herança clássica nos epigramas renascentistas do humanista português Antônio Couveia
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096...213-219Palavras-chave:
Marcial, humanismo (Renascimento), intertextualidade, Martial, Humanism (Renaissance), intertextuality.Resumo
Resumo: O humanista português Antônio de Gouveia publicou dois livros de epigramas em latim, nos anos de 1539 e 1540, em Lyon, renomado centro da Renascença francesa. A partir de um conjunto de quatro desses poemas, imitados de Marcial, podemos constatar a importância da herança clássica na literatura daquele período e os procedimentos poéticos intertextuais que nortearam a composição dessa obra exemplar.
Palavras-Chave: Marcial; humanismo (Renascimento); intertextualidade.
Abstract: Antônio de Gouveia, a Portuguese humanist, published two books of epigrams in Latin, in the years 1539 and 1540, in Lyon, a well-known centre of the French Renaissance. From a set of four of these poems, we can observe the importance of the Classical heritage in the literature of that period, and the intertextual poetic procedures that directed the composition of such an exemplary work.
Keywords: Martial; Humanism (Renaissance); intertextuality.
Downloads
Referências
ACHCAR, Francisco. Lírica e lugar-comum. São Paulo: Edusp, 1992. 288 p.
BOURBON, Nicolas. Nicolai Borbonii Nugae. Paris: Michael Vascosanus, 1533.
CAIRNS, Francis. Generic Composition in Roman and Greek Poetry. Edinburgh: EUP, 1972. 332 p.
CATULO. O Livro de Catulo. Tradução, introdução e notas de João Angelo Oliva Neto. São Paulo: Edusp, 1996. 280 p.
CONTE, Gian Biagio. Generi e Lettori. Milão: Arnoldo Mondadori, 1991. 180 p.
CONTE, Gian Biagio. The Rhetoric of Imitation. Genre and Poetic Memory in Virgil and Other Latin Poets. Ithaca and London: Cornell University Press, 1996. 215 p.
GOUVEIA, Antônio de. Antonii Goueani Lusitani Epigrammaton Libri Duo. Lugdunum (Lyon), 1539. 40 p.
GOUVEIA, Antônio de. Antonii Goueani Epigrammata. Eiusdem Epistolae Quattuor. Lugdunum (Lyon), 1540. 52 p.
HINDS, Stephen. Allusion and Intertext: Dynamics of Appropriation in Roman poetry. Cambridge: CUP, 2003. 155 p.
HUTCHINSON, G. O. Hellenistic Poetry. Oxford: OUP, 1990. 374 p.
KRISTELLER, Paul. Tradição clássica e pensamento do Renascimento. Lisboa: Edições 70, 1995. 152 p.
LAURENS, Pierre. L’ abeille dans l’ ambre. Paris, Les Belles-Lettres, 1989. 574 p.
MARCIAL. Epigrams. Loeb Classical Library. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978. 424 p.
MATOS, Luís. Sobre António de Gouveia e a sua obra. Separata do Boletim Internacional de Bibliografia Luso-Brasileira, v. VII, n. 4. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966. 32 p.
MURARASU, D. La poésie néolatine et la renaissance des lettres antiques en France (1500- 1549). Paris: J. Gamber, 1926. 152 p.
OVÍDIO. Heroides. Amores. Loeb Classical Library. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1986.
SERRÃO, Joaquim Veríssimo. Antônio de Gouveia e o seu tempo (1510-1566). Separata do Boletim da Faculdade de Direito, volume XLII. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1966. 364 p.
SWANN, Bruce. Martial’s Catullus: The Reception of an Epigrammatic Rival. Hildesheim, Olms, 1994. 180 p.
VASCONCELLOS, Paulo Sérgio. Efeitos intertextuais na Eneida de Virgílio. São Paulo: Humanitas, 2001. 400 p.
WEST, David; WOODMAN, Tony (Ed.). Creative Imitation and Latin Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. 255 p.
WILLIAMS, Gordon. Tradition and Originality in Roman Poetry. Oxford: Clarendon Press, 1985. 810 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Ricardo Cunha Lima (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).