Só posso escrever o que sou
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.2.167-180Palavras-chave:
autobiografia, representação, pacto fantasmático, autobiography, representation, phantasmatic pact.Resumo
Resumo: O presente artigo pretende analisar as relações existentes entre a escrita literária e a autobiografia, demonstrando como João Gilberto Noll desenvolve reflexões em seus textos sobre a relação entre vida e obra na contemporaneidade através das representações de figuras de escritores em seus romances A céu aberto, Berkeley em Bellagio e Lorde. Percebe-se que o escritor desconsidera as normas da escrita autobiográfica e produz uma literatura que se pauta pelo pacto fantasmático, produzindo uma escrita híbrida na qual o autor empírico passa a ser mais uma representação criada por ele mesmo.
Palavras-chave: autobiografia, representação, pacto fantasmático.
Abstract: This article aims to analyze the relations between literature and autobiography, showing how João Gilberto Noll reflects upon the relation between life and writing nowadays in his novels A céu aberto, Berkeley em Bellagio, and Lorde. The author disregards the autobiographical principles and produces a literature that is guided by the phantasmatic pact, thus engendering a hybrid writing in which he is only a representation created by himself.
Keywords: autobiography, representation, phantasmatic pact.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: ____. O rumor da língua. Trad. António Gonçalves. Lisboa: Edições 70, 1987. p. 49-53.
BLOOM, Harold. A angústia da influência. 2. ed. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Imago, 2002.
CANDIDO, Antonio. Poesia e ficção na autobiografia. In: ____. A educação pela noite. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989. p. 51-71.
CASTELLO, José. Memórias desmemoriadas. Valor, 20, 21 e 22 set. 2002. Disponível em: http://www.joaogilbertonoll.com.br/res3.htm. Acesso em: 12 out. 2004.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo; uma impressão freudiana. Trad. Cláudia Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. De Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
LIMA, Luiz Costa. Pensando nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Edusp, 1992.
NOLL, João Gilberto. A céu aberto. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
NOLL, João Gilberto. Berkeley em Bellagio. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
NOLL, João Gilberto. Lorde. São Paulo: Francis, 2004.
SUSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários & retratos. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Fábio Figueiredo Camargo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).