Canibalismos e infanticídios em cena: sob o olhar infame dos Spoudaîon
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.21-34Palavras-chave:
tragédia, mal, prazer estéticoResumo
Na tragédia antiga, a crueldade e o mal, usualmente envolvendo personagens nobres (que podem tanto sofrer atrozmente quanto contemplar, com deleite, o sofrimento alheio), são frequentemente representados na forma de práticas horríveis, como o canibalismo e o infanticídio. Nosso propósito é discutir por que e como é possível obter prazer estético e conhecimento a partir daquilo que é moral e socialmente abominável e, além disso, observar como a plateia reage aos crimes e à violência no palco.
Downloads
Referências
AÉLION, Rachel. Euripide héritier d’Eschyle. Paris: Les Belles Lettres, 1983. t. 1.
ARISTÓTELES. Poetics. Edição bilíngue. Introdução, comentários e apêndices de D. W. Lucas. Oxford: Clarendon Press, 1968.
ARISTÓTELES. The poetics of Aristotle. Tradução e comentários de Stephen Halliwell. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 1987.
ARISTÓTELES. Etica a Nicomaco. Edição bilíngue e trad. Maria Araujo e Julian Marias. Madrid: Centro de Estúdios Constitucionales, 1989.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Trad. Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1992.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução e comentários de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa/ Nacional Casa da Moeda, 1992.
ARISTÓTELES. Política. Trad. Therezinha Monteiro Deutsch e Baby Abrão. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1999.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução e comentários de Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
BELOFF, Halla. Social interaction in photographing. Leonardo, special issue: Psychology and the Arts, v. 16, n. 3, p. 165-171, 1983.
CARROL, Noël. Art, narrative, and moral understanding. In: LEVINSON, Jerrold. Aesthetics and ethics – essays at the intersection. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 126-160.
ESCHYLE. Agamemnon, Les choéphores, Les euménides. Ed. e trad. Paul Mazon. Paris: Les Belles Lettres, 1955.
GOLDMAN, Judith. Diane Arbus: the gap between intention and effect. Art Journal, v. 34, n. 1, p. 30-35, 1974.
EURIPIDIS. Euripidis fabulae. J. Diggle (Ed.). Oxford: Oxford University Press, 1984. 3 v. HANSON, Karen. How bad can good art be? In: LEVINSON, Jerrold. Aesthetics and ethics – essays at the intersection. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 204-226.
HERÓDOTO. Histórias. Trad. introd. e notas de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988.
LORD, Catherine. What becomes a legend most: the short, sad career of Diane Arbus. In: ______. Illuminations: women writing on photography from the 1850s to the present. In: HERON, Liz; WILLIAMS, Val (Ed.). Durham: Duke University Press, 1996. p. 237-250.
PLATÃO. Tutte le opere. Roma: Grandi Tascabilli Economici Newton, 1997.
PLATÃO. A República. Trad. e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983.
PLUTARCO. Vidas paralelas: Teseu e Rômulo. Trad. introd. e notas de Delfim Leão e Maria do Céu Fialho. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2008.
SÓFOCLES. Oedipus Rex. Ed. R. S. Dawe. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. RUNDIN, John. Pozo Moro, child sacrifice, and the Greek legendary tradition. Journal of Biblical Literature, v. 123, n. 3, p. 431-447, 2004.
SWARTLEY, Ariel. [Resenha de] Diane Arbus: a biography. Mother Jones Magazine, p. 58, July 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).