O brinquedo raivoso: o retorno do animal à política
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.3.191-200Palavras-chave:
Camilo Restrepo Zapata, Fernando Vallejo, biopoder, poder soberano, violência política, animalidadResumo
Em diálogo com as imagens de um hipopótamo de propriedade do traficante Pablo Escobar resgatado pelo Estado colombiano, a instalação do “bloco de pesquisa”, do artista Camilo Restrepo Zapata Medellin, localiza um sintoma da América Latina atual: o retorno do animal ao campo da imaginação política e estética. Um sintoma também está presente em outra obra, o romance de Fernando Vallejo A senhora dos assassinos, em que a retórica dos animais serve para traçar sobre a vivência em geral uma série de limites entre os aspectos biológicos e sociais em torno do qual a humanidade ou a não humanidade de certos grupos se coloca como questão.
Downloads
Referências
BAKER, Steve. Picturing the beast: animals identity and representation. Manchester: Manchester University Press, 1993.
BUTLER, Judith. Precarious life: the powers of mourning and violence. London: Verso, 2004.
CALDERÓN, Verónica. Los hipopótamos de Pablo Escobar. El País, 1 mar. 2011. Disponible en: . Acceso el: 1 mar. 2011.
CASTAÑO, José Alejandro. ¿A dónde van dos hipopótamos tristes? Periodismo Narrativo en Latinoamérica, 5 jun. 2010. Disponible en: <http://cronicasperiodisticas.wordpress.com>. Acesso en: 5 maio 2011.
DERRIDA, Jacques. La bête et le souverain. Paris: Galilée, 2008. v. I.
FOUCAULT, Michel. Genealogía del racismo. Trad. Alfredo Tzveibely. Madrid: La Piqueta, 1992.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multitude. War and democracy in the age of Empire. New York: Penguin, 2004.
KALDOR, Mary. Cosmopolitanism and organized violence. In: ____. COHEN, Robin; VERTOVEC, Steven (Ed.). Conceiving cosmopolitanism: theory, context, and practice. Oxford: Oxford University Press, 2002. p. 268-278.
LUDMER, Josefina. Aquí América latina. Una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.
RANCIÈRE, Jacques. El desacuerdo. Politica y filosofía. Trad. Horacio Pons. Buenos Aires: Nueva Visión, 1996.
RESTREPO ZAPATA, Camilo. Zona de búsqueda. Disponible en: <http://www.camilorestrepoz.com/>. Acesso en: 5 maio 2011.
RUCHANSKY, Emilio. El pibe bazuco, p 12 [Buenos Aires] 31 oct. 2010. Disponible en: <http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/radar/index-2010-10-31.html>.
SANTOS, Lidia. Entre Dios y los sicarios: las “nuevas guerras” en la narrativa contemporánea de Colombia y Brasil. Revista Iberoamericana, v. 74, n. 223, p. 559-571, abr.-jun. 2008.
VALLEJO, Fernando. El desbarrancadero. Buenos Aires: Alfaguara, 2001.
VALLEJO, Fernando. La tautología darwinista y otros ensayos de biología. Madrid: Taurus, 2002.
VALLEJO, Fernando. La virgen de los sicarios. Madrid: Punto de Lectura, 2006.
VALLEJO, Fernando. El fuego secreto. In: ____. El río del tiempo. México: Alfaguara, 2002. v. 2.
WAINFELD, Mario. La espera y la privación. Página/12, 7 abr. 2011. Disponible en: <http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/subnotas/165748-52935-2011-04-07.html>. Acesso en: 5 maio 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Fermín A. Rodríguez (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).