O brinquedo raivoso: o retorno do animal à política
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.3.191-200Palavras-chave:
Camilo Restrepo Zapata, Fernando Vallejo, biopoder, poder soberano, violência política, animalidadResumo
Em diálogo com as imagens de um hipopótamo de propriedade do traficante Pablo Escobar resgatado pelo Estado colombiano, a instalação do “bloco de pesquisa”, do artista Camilo Restrepo Zapata Medellin, localiza um sintoma da América Latina atual: o retorno do animal ao campo da imaginação política e estética. Um sintoma também está presente em outra obra, o romance de Fernando Vallejo A senhora dos assassinos, em que a retórica dos animais serve para traçar sobre a vivência em geral uma série de limites entre os aspectos biológicos e sociais em torno do qual a humanidade ou a não humanidade de certos grupos se coloca como questão.
Downloads
Referências
BAKER, Steve. Picturing the beast: animals identity and representation. Manchester: Manchester University Press, 1993.
BUTLER, Judith. Precarious life: the powers of mourning and violence. London: Verso, 2004.
CALDERÓN, Verónica. Los hipopótamos de Pablo Escobar. El País, 1 mar. 2011. Disponible en: . Acceso el: 1 mar. 2011.
CASTAÑO, José Alejandro. ¿A dónde van dos hipopótamos tristes? Periodismo Narrativo en Latinoamérica, 5 jun. 2010. Disponible en: <http://cronicasperiodisticas.wordpress.com>. Acesso en: 5 maio 2011.
DERRIDA, Jacques. La bête et le souverain. Paris: Galilée, 2008. v. I.
FOUCAULT, Michel. Genealogía del racismo. Trad. Alfredo Tzveibely. Madrid: La Piqueta, 1992.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multitude. War and democracy in the age of Empire. New York: Penguin, 2004.
KALDOR, Mary. Cosmopolitanism and organized violence. In: ____. COHEN, Robin; VERTOVEC, Steven (Ed.). Conceiving cosmopolitanism: theory, context, and practice. Oxford: Oxford University Press, 2002. p. 268-278.
LUDMER, Josefina. Aquí América latina. Una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.
RANCIÈRE, Jacques. El desacuerdo. Politica y filosofía. Trad. Horacio Pons. Buenos Aires: Nueva Visión, 1996.
RESTREPO ZAPATA, Camilo. Zona de búsqueda. Disponible en: <http://www.camilorestrepoz.com/>. Acesso en: 5 maio 2011.
RUCHANSKY, Emilio. El pibe bazuco, p 12 [Buenos Aires] 31 oct. 2010. Disponible en: <http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/radar/index-2010-10-31.html>.
SANTOS, Lidia. Entre Dios y los sicarios: las “nuevas guerras” en la narrativa contemporánea de Colombia y Brasil. Revista Iberoamericana, v. 74, n. 223, p. 559-571, abr.-jun. 2008.
VALLEJO, Fernando. El desbarrancadero. Buenos Aires: Alfaguara, 2001.
VALLEJO, Fernando. La tautología darwinista y otros ensayos de biología. Madrid: Taurus, 2002.
VALLEJO, Fernando. La virgen de los sicarios. Madrid: Punto de Lectura, 2006.
VALLEJO, Fernando. El fuego secreto. In: ____. El río del tiempo. México: Alfaguara, 2002. v. 2.
WAINFELD, Mario. La espera y la privación. Página/12, 7 abr. 2011. Disponible en: <http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/subnotas/165748-52935-2011-04-07.html>. Acesso en: 5 maio 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Fermín A. Rodríguez (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).