O texto abjeto e performativo do futebol e da poesia
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.2.73-86Palavras-chave:
performance, abjeção, poesia e futebolResumo
Este artigo busca identificar a relação entre a prática do futebol e a poesia, tomando ambos como produto cultural, porém de implicações psicanalíticas. Com base no conceito de espaço semiótico empregado por Julia Kristeva, o artigo aponta para o texto subjacente das práticas futebolísticas e também literárias, as quais dependem de estruturas amplas e profundas para sua existência. Uma das características principais deste texto é o jogo da abjeção que se articula no contexto da poesia e do esporte e em outros contextos adjacentes – a violência, o horror e a disputa revelam um sentido de morte ou aniquilamento, flagelo e renascimento que se articulam em performances corporais específicas. Scripts voltados para a construção, veiculação e incorporação performativa da corporalidade esportiva são culturalmente elaborados e aprendidos, de modo a desencadear o texto vivo da masculinidade, do patriotismo, do heroísmo e do pertencimento. Tanto atletas como público desempenham corporalmente o grande texto do esporte, que oferece, sobretudo, a construção e comunicação de identidades.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Futebol. Antonio Miranda. Disponível em: http:// www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/futebol_e_poesia.html. Acesso em: 15 maio 2012.
BARTHES, Roland. Del deporte y los hombres. Trad. Núria Petit Fontseré. Barcelona: Paidos, 2008.
BOSCO, João; BLANC, Aldir. Gol anulado. Letras. Terra. Disponível em: http://letras. terra.com.br/joao-bosco/151904. Acesso em: 11 abr. 2012.
BROWN, John Russell. The Oxford illustrated history of theatre. Oxford: Oxford University Press, 1995.
GULLAR, Ferreira. Gol. Antonio Miranda. Disponível em: http://www.antoniomiranda. com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/futebol_e_poesia.html. Acesso em: 15 maio 2012.
HOLANDA, Chico Buarque de. O futebol. Letras. Terra. Disponível em: http:// letras.terra.com.br/chico-buarque/681103. Acesso em: 11 abr. 2012.
JOR, Jorge Ben. Filho Maravilha. Letras. Terra. Disponível em: http://letras.terra.com.br/ jorge-ben-jor/709276. Acesso em: 11 abr. 2012.
KRISTEVA, Julia. The semiotic and the symbolic. Trans. Athena Viscus. In: OLIVER, Kelly (Ed.). The portable Kristeva. New York: Columbia University Press, 1997. p. 32-69.
KRISTEVA, Julia. Desire in language: a semiotic approach to literature and art. Trans. Thomas Gora, Alice Jardine and Leon S. Roudiez. Oxford: Blackwell Publishers, 1993.
KRISTEVA, Julia. Powers of horror: an essay on abjection. Trans. Leon S. Roudiez. New York/Columbia University Press, 1982.
LISPECTOR, Clarice. À procura de uma dignidade. Litcult. Disponível em: http:// www.litcult.net/os_escritores/claricelispector/ler.php?id=8. Acesso em: 11 maio 2012.
MATTOSO, Glauco. Soneto para o jogo bruto. In: LIMA, João Gabriel de (Org.). Livro Bravo! – literatura e futebol. São Paulo: Abril, 2010. p. 55.
MORAES, Vinícius de. O anjo de penas tortas. Antonio Miranda. Disponível em: http: //www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/futebol_e_poesia.html. Acesso em: 15 maio 2012.
NETO, João Cabral de Melo. O futebol brasileiro evocado da Europa. Antonio Miranda. Disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/ futebol_e_poesia.html. Acesso em: 15 maio 2012.
OLIVER, Kelly (Ed.). The portable Kristeva. Trans. New York: Columbia University Press, 1997.
RODRIGUES, Nelson. À sombra das chuteiras imortais. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SCHECHNER, Richard. Performance theory. London: Routledge, 1994.
SOUZA, Marcos Alves de. Gênero e raça: a nação construída pelo futebol brasileiro. Cadernos Pagu, n. 6-7, p. 109-152, 1996. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/ pagu/sites/www.ifch.unicamp.br.pagu/files/pagu06.07.pdf. Acesso em: 19 maio 2012.
TAPLIN, Oliver. Greek theatre. In: BROWN, John Russell (Ed.). The oxford illustrated history of theatre. Oxford, 1995. p. 13-48.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Fernando Amaral Stratico (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).