O texto abjeto e performativo do futebol e da poesia
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.2.73-86Mots-clés :
performance, abjeção, poesia e futebolRésumé
Este artigo busca identificar a relação entre a prática do futebol e a poesia, tomando ambos como produto cultural, porém de implicações psicanalíticas. Com base no conceito de espaço semiótico empregado por Julia Kristeva, o artigo aponta para o texto subjacente das práticas futebolísticas e também literárias, as quais dependem de estruturas amplas e profundas para sua existência. Uma das características principais deste texto é o jogo da abjeção que se articula no contexto da poesia e do esporte e em outros contextos adjacentes – a violência, o horror e a disputa revelam um sentido de morte ou aniquilamento, flagelo e renascimento que se articulam em performances corporais específicas. Scripts voltados para a construção, veiculação e incorporação performativa da corporalidade esportiva são culturalmente elaborados e aprendidos, de modo a desencadear o texto vivo da masculinidade, do patriotismo, do heroísmo e do pertencimento. Tanto atletas como público desempenham corporalmente o grande texto do esporte, que oferece, sobretudo, a construção e comunicação de identidades.
Téléchargements
Références
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Futebol. Antonio Miranda. Disponível em: http:// www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/futebol_e_poesia.html. Acesso em: 15 maio 2012.
BARTHES, Roland. Del deporte y los hombres. Trad. Núria Petit Fontseré. Barcelona: Paidos, 2008.
BOSCO, João; BLANC, Aldir. Gol anulado. Letras. Terra. Disponível em: http://letras. terra.com.br/joao-bosco/151904. Acesso em: 11 abr. 2012.
BROWN, John Russell. The Oxford illustrated history of theatre. Oxford: Oxford University Press, 1995.
GULLAR, Ferreira. Gol. Antonio Miranda. Disponível em: http://www.antoniomiranda. com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/futebol_e_poesia.html. Acesso em: 15 maio 2012.
HOLANDA, Chico Buarque de. O futebol. Letras. Terra. Disponível em: http:// letras.terra.com.br/chico-buarque/681103. Acesso em: 11 abr. 2012.
JOR, Jorge Ben. Filho Maravilha. Letras. Terra. Disponível em: http://letras.terra.com.br/ jorge-ben-jor/709276. Acesso em: 11 abr. 2012.
KRISTEVA, Julia. The semiotic and the symbolic. Trans. Athena Viscus. In: OLIVER, Kelly (Ed.). The portable Kristeva. New York: Columbia University Press, 1997. p. 32-69.
KRISTEVA, Julia. Desire in language: a semiotic approach to literature and art. Trans. Thomas Gora, Alice Jardine and Leon S. Roudiez. Oxford: Blackwell Publishers, 1993.
KRISTEVA, Julia. Powers of horror: an essay on abjection. Trans. Leon S. Roudiez. New York/Columbia University Press, 1982.
LISPECTOR, Clarice. À procura de uma dignidade. Litcult. Disponível em: http:// www.litcult.net/os_escritores/claricelispector/ler.php?id=8. Acesso em: 11 maio 2012.
MATTOSO, Glauco. Soneto para o jogo bruto. In: LIMA, João Gabriel de (Org.). Livro Bravo! – literatura e futebol. São Paulo: Abril, 2010. p. 55.
MORAES, Vinícius de. O anjo de penas tortas. Antonio Miranda. Disponível em: http: //www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/futebol_e_poesia.html. Acesso em: 15 maio 2012.
NETO, João Cabral de Melo. O futebol brasileiro evocado da Europa. Antonio Miranda. Disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/ futebol_e_poesia.html. Acesso em: 15 maio 2012.
OLIVER, Kelly (Ed.). The portable Kristeva. Trans. New York: Columbia University Press, 1997.
RODRIGUES, Nelson. À sombra das chuteiras imortais. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SCHECHNER, Richard. Performance theory. London: Routledge, 1994.
SOUZA, Marcos Alves de. Gênero e raça: a nação construída pelo futebol brasileiro. Cadernos Pagu, n. 6-7, p. 109-152, 1996. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/ pagu/sites/www.ifch.unicamp.br.pagu/files/pagu06.07.pdf. Acesso em: 19 maio 2012.
TAPLIN, Oliver. Greek theatre. In: BROWN, John Russell (Ed.). The oxford illustrated history of theatre. Oxford, 1995. p. 13-48.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fernando Amaral Stratico (Autor) 2012
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).