Letras do cárcere: reinvenção da memória em relatos de/sobre detentos

Autores

  • Maria Aparecida Silva Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.161-172

Palavras-chave:

memória, narração, sistema prisional

Resumo

No contexto da emergência de narrativas literárias brasileiras que tangenciam a crônica policial, observada no final dos anos de 1990, o romance Estação Carandiru, de Drauzio Varella, tornou- se o patrono de um filão editorial conhecido à época como letras do cárcere. Os autores que deste grupo participam, estreantes na literatura, em sua maioria, produziram narrativas que ilustram, por afinidade e por contraste, as relações entre memória e história, conforme formuladas pelo estudo de Walter Benjamin sobre o narrador. A transformação das vivências do confinamento em experiência compartilhada fora de seus muros (terminologia de Benjamin), a partir de operadores narrativos, pode ser verificada nas opções textuais realizadas. No decurso, são pontuadas certas dissensões entre os relatos dos detentos, entre si, e dos detentos em comparação ao visitante que se faz narrador (médico, repórter, pesquisador). A migração intermitente de histórias do plano documental/ jornalístico ao memorialístico/ confessional é a base sobre a qual se assenta o processo de reinvenção da realidade, no qual se considera, segundo o método benjaminiano, a língua como meio de exploração do passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Silva Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Letras Vernáculas.

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. Magia, técnica, arte, política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II. Rua de mão única. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

MENDES, Luiz Alberto. Memórias de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MURICY, Katia. Alegorias da dialética: imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 1999.

RAMOS, Hosmany. Manifesto. Disponível em: http://www.geracaobooks.com.br/ releases/ pavilhao.htm. Acesso em: 21 maio 2001.

RAMOS, Hosmany. Pavilhão nove. Paixão e morte no Carandiru. São Paulo: Geração Editorial, 2001.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa, tomo II. Trad. Marina Appenzeller: Campinas, Papirus, 1995.

RODRIGUES, Prenome. O Estado de S. Paulo. Caderno 2, 25 de maio de 2001.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Ribeiro, M. A. S. (2013). Letras do cárcere: reinvenção da memória em relatos de/sobre detentos. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 23(1), 161–172. https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.161-172