Rotina de guerra e entomologia: os Diários de guerra de E. Jünger e Tempestades de aço
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.2.15-34Palavras-chave:
Primeira Guerra Mundial, diário, ficcionalizaçãoResumo
Durante seus quatro anos na Primeira Guerra Mundial, Ernst Jünger anotou, quase diariamente, suas observações em pequenos cadernos, que depois serviram como base para seu livro Tempestade de aço (In Stahlgewittern), de 1920, e suas seis revisões, realizadas até 1978. Esse livro sempre foi visto como manifestação ideológica no contexto do entreguerras, mas também atraiu o interesse por suas descrições sóbrias da violência e sua linguagem imagética. Em 2010, a transcrição comentada dos cadernos – incluindo os registros coleopterológicos do pesquisador amador – foi editada por Helmuth Kiesel, dando acesso público às anotações originais do autor. Uma vez que a crítica geralmente considerou o livro uma espécie de diário redigido ou “ficcionalizado”, o presente artigo tem por objetivo comparar essas anotações com a primeira versão de Tempestades de aço. Aqui, será analisado, além da questão da ficcionalidade, em que medida os textos divergem em extensão, assuntos, estilo, voz narrativa e cor ideológica.
Downloads
Referências
ASSMANN, Aleida. Wem gehört die Geschichte? Fakten und Fiktionen in der neueren deutschen Erinnerungsliteratur. Internationales Archiv für Sozialgeschichte der Deutschen Literatur, v. 36, n. 1, p. 213-225, 2011. Disponível em: http://www.degruyter.com/view/j/iasl.2011.36.issue-1/iasl. 2011.016 /iasl.2011.016.xml. Acesso em: 10 jan. 2013.
BOERNER, Peter. Tagebuch. Stuttgart: Metzler, 1969.
CORNELSEN, Elcio. Cenas literárias da Primeira Guerra Mundial: Ernst Jünger e Erich Maria Remarque. In: CORNELSEN, Elcio; BURNS, Tom (Org.). Literatura e guerra. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 29-54.
DILTHEY, Wilhelm. Das Erleben und die Selbstbiographie (1906-1911). In: NIGGL, Günter. (Ed.). Die Autobiographie: zur Form und Geschichte einer literarischen Gattung. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1998. p. 21-32.
GFREREIS, Heike (Ed.). Ernst Jünger: Arbeiter am Abgrund. Marbacher Katalog 64. Marbach am Neckar: Deutsche Schillergesellschafted, 2010.
HOCKE, Gustav René. Das europäische Tagebuch. Wiesbaden; München: Limes, 1978.
HOLDENRIED, Holdenried. Autobiographie. Stuttgart: Reclam, 2000.
JÜNGER, Ernst. Das Wäldchen 125 (1925). In: JÜNGER, Ernst (Ed.). Tagebücher I. Der Erste Weltkrieg. Sämtliche Werke. Erste Abteilung. Band 1. Stuttgart: Klett-Cotta, 1978. p. 301-438.
JÜNGER, Ernst. In Stahlgewittern. Aus dem Tagebuch eines Stoßtruppführers. Mit 5 Abbildungen und dem Bilde des Verfassers. [1. Aufl.]. Leisnig: Verlag Robert Meier, 1920.
JÜNGER, Ernst. Kriegstagebuch 1914-1918. Stuttgart: Klett-Cotta, 2010.
KAFKA, Franz. Tagebücher. Bd. 1: 1909-1912 in der Fassung der Handschrift. Frankfurt am Main: Fischer, 2008.
KAES, Anton. The Cold Gaze: Notes on Mobilization and Modernity. New German Critique, n. 59, p. 104-117, Spring-Summer 1993. Special Issue on Ernst Junger.
KIESEL, Helmuth. Ernst Jünger: die Biographie. München: Pantheon, 2009.
KIESEL, Helmuth. Ernst Jünger im Ersten Weltkrieg: Übersicht und Dokumentation (Nachwort zu Kriegstagebuch 1914-1918). In: KIESEL, Helmuth (Ed.). Kriegstagebuch 1914-1918. Stuttgart: Klett-Cotta, 2010. p. 596- 647.
KING, John. Wann hat dieser Scheißkrieg ein Ende? Writing and Rewriting the First World War. Schnellroda: Antaios, 2003.
LUBRICH, Oliver. Das Schwinden der Differenz: postkoloniale Poetiken: Alexander von Humboldt – Bram Stoker – Ernst Jünger – Jean Genet. Bielefeld: Aisthesis, 2004.
LUBRICH, Oliver. Sprachbilder des Krieges. Zur ersten Fassung von Ernst Jüngers In Stahlgewittern. Pandaemonium Germanicum. Revista de Estudos Germanísticos, v. 16, n. 2, p. 53-88, 2010.
MÜLLER, Hans-Harald. Im Grunde erlebt jeder seinen eigenen Krieg: zur Bedeutung des Kriegserlebnisses im Frühwerk Ernst Jüngers. In: MÜLLER, Hans-Harald; SEGEBERG, Harro (Ed.). Ernst Jünger im 20. Jahrhundert. München: Fink, 1995. p. 13-37.
SCHWILK, Heimo. Ernst Jünger: ein Jahrhundertleben. Die Biographie. München: Piper, 2007.
SÜSELBECK, Jan. Totale Tinte. Literaturkritik.de, 2011. Disponível em: http://www.literaturkritik.de /public/rezension.php?rez_id=15128. Acesso em: 14 abr. 2013.
VAN CREVELD, Martin. Die Gesichter des Krieges: der Wandel bewaffneter Konflikte von 1900 bis heute. Berlin: Siedler, 2007.
YOUNG, James Edward. Beschreiben des Holocaust. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1992.
ZIPFEL, Frank. Fiktion, Fiktivität, Fiktionalität: Analysen zur Fiktion in der Literatur und zum Fiktionsbegriff in der Literaturwissenschaft. Berlin: Erich Schmidt, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Helmut Galle (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).