Thomas Bernhard e Walter Benjamin: por uma origem redentora
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.2.119-127Palavras-chave:
Thomas Bernhard, Walter Benjamin, conceito de origem, nacional-socialismoResumo
Este artigo tem o intuito de armar uma análise acerca da escritura do austríaco Thomas Bernhard, em especial com sua autobiografia – sua experiência traumática na Segunda Guerra –, cujo título, Origem, já nos arrebata para questões do teórico Walter Benjamin e seu Ursprung (origem – pulo primeiro) anacrônico. A questão da origem, explicitada por Bernhard, parece transitar menos no âmbito da gênese (Entstehung), da descendência (Herkunft), que em uma leitura dialética da história, através da inserção dos oprimidos – movimento de redenção –, assim como Benjamin desejaria.
Referências
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 222-232. (Obras Escolhidas, 1).
BERNHARD, Thomas. Heldenplatz. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1988.
BERNHARD, Thomas. Origem. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2008. v. 2.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1999.
HÖLLER, Hans. Thomas Bernhard. Hamburg: Rowohlt Taschenbuch GmbH, 1994.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução de Paulo Cézar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Helano Jader Ribeiro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).