Amós Oz e Fima: política e literatura (s)e(m) ressentimento
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.2.175-184Palavras-chave:
literatura, ressentimento, conflito entre árabes e judeus, Fima, Amós OzResumo
Este artigo aborda a articulação entre política, literatura e ressentimento, valendo-se primordialmente do estudo das obras Fima, de Amós Oz, e Ressentimento, de Maria Rita Kehl. Ele parte de um sentimento de espanto diante da falta de congruência entre não só colocações de Erich Auerbach e Cynthia Ozick acerca do relacionamento dos povos grego e judeu com a literatura como também de posturas de filósofos de extração judaica sobre conceitos tais como o de alteridade, hospitalidade, amizade, perdão e ética e os conflitos que se desenrolam entre árabes e judeus no Oriente Médio. A literatura de Oz é vista, neste contexto, como um lócus de exposição dessa incongruência, advinda de um excesso de memória, responsável pelo que ele chama de “síndrome de Jerusalém”, e que Kehl reconhece como ressentimento.
Downloads
Referências
AUERBACH, Erich. A cicatriz de Ulisses. In: AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998 [1946]. p. 1-20.
KEHL, Maria Rita. Ressentimento. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011 [2004].
OZ, Amós. An unholy war. Disponível em: http://coursesa.matrix.msu.edu/~fisher/hst372/amosoz101796.html. Acesso em: 1 nov. 2012.
OZ, Amós. Contra o fanatismo. Trad. Denise Cabral. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004 [2002].
OZ, Amós. Fima. Trad. George Schlesinger. São Paulo: Companhia das Letras, 1996 [1991].
OZICK, Cynthia. Metaphor and memory. In: OZICK, Cynthia. Portrait of the artist as a bad character and other essays on writing. London: Pimlico, 1996. p. 311-329.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Maria Clara Castellões de Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).