Os lugares do vazio: impressões antagônigas nos espaços de Georges Perec e Yves Klein
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.31-42Palavras-chave:
Georges Perec, Yves Klein, vazio, espaço, arte contemporâneaResumo
Este trabalho toma o livro Un homme qui dort, de Georges Perec, e o texto “La spécialisation de la sensibilité à l’état matière première em sensibilité picturale stabilisée”, do artista Yves Klein, para explorar as maneiras como esses autores, um pela escrita e o outro pela intervenção em uma galeria de arte, sensibilizam os espaços para revelar o vazio. As ideias de Georges Didi-Huberman, presentes no livro O que vemos, o que nos olha, servem para esclarecer a natureza antagônica do vazio que as duas obras suscitam.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. Tradução de Maria Cecília Londres. Revisão de Luiz Costa Lima. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. v. 2, p. 689-706.
CHARLET, Nicolas. Les écrits d’Yves Klein. Paris: Luna-Park; Transéditions, 2005.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O evitamento do vazio: crença ou tautologia. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998. p. 37-48.
HEIDEGGER, Martin. Construir, habitar, pensar. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2006. p. 125-141.
KLEIN, Yves. Le dépassement de la problématique de l’art et autres écrits. Organisation de Marie-Anne Sichère et Didier Semin. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 2003.
PEREC, Georges. Espèces d’espaces. Paris: Galilée, 1994.
PEREC, Georges. Un homme qui dort. Paris: Folio, 2008.
PREMISES. Invested Spaces in Visual Arts, Architecture & Design from France: 1958-1998. New York: Guggenheim Museum Publications, 1998. 543 p. Exhibition catalogue, Guggenheim Museum.
RESTANY, Pierre. Os novos realistas. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 1979.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Manlio de Medeiros Speranzini (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).