Entre linhas e árvores: um estudo sobre Julio Cortázar e Piet Mondrian
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.45-58Palavras-chave:
Literatura comparada, literatura e artes plásticas, Julio Cortázar, Piet MondrianResumo
No conto “Manuscrito hallado en un bolsillo” (Manuscrito achado num bolso), do livro Octaedro, de Julio Cortázar, aparecem algumas referências à obra do pintor holandês Piet Mondrian. Tendo isso em consideração, buscamos analisar a importância dessas referências para o sentido do conto em questão, bem como estudar os momentos nos quais, salvaguardadas as especificidades do modelo artístico de ambos, o texto de Cortázar está ou não em contato com a obra de Mondrian no que diz respeito a dados estéticos. Ao falar de dados estéticos, referimo-nos aos procedimentos de trabalho com o texto e à produção de sentido a partir da maneira como o texto (conto ou pintura) está estruturado.
Downloads
Referências
ARRIGUCCI JR., Davi. O escorpião encalacrado: a poética da destruição em Julio Cortázar. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BAUDELAIRE, Charles. Le peintre de la vie moderne. In: BAUDELAIRE, Charles. Œuvres complètes. Organisation de Claude Pichois. Paris: Gallimard, 1976.
BRANDÃO, Carlos Leite. A arte contra a natureza: filosofia, pintura e arquitetura em Mondrian. In: MONDRIAN, Piet. Neoplasticismo na pintura e na arquitetura: Piet Mondrian. Organização de Carlos A. Ferreira Martins. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
CORTÁZAR, Julio. Octaedro. Buenos Aires: Sudamericana, 1974.
CORTÁZAR, Julio. Todos los fuegos el fuego. 15. ed. Buenos Aires: Sudamericana, 1974.
CORTÁZAR, Julio. Rayuela. Madrid: Alfaguara, 1984.
CORTÁZAR, Julio. Ultimo round. 12. ed. Mexico: Siglo XXI, 1990.
CORTÁZAR, Julio. Obra crítica/2. Edición de Jaime Alagraki. Madrid: Santillana; Alfaguara, 1994.
CORTÁZAR, Julio. Deshoras. Buenos Aires: Suma de Letras Argentina, 2004.
CORTÁZAR, Julio. Las armas secretas. 17. ed. Madrid: Cátedra, 2004.
HARRISON, Charles; FRASCINA, Francis; PERRY, Gill. Primitivismo, cubismo, abstração. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
OZENFANT, Amedée; JEANNERET, Charles Édouard. Depois do cubismo. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
POE, Edgar Allan. The Complete Illustrated Works of Edgar Allan Poe. London: Bounty Books, 2006.
RIOUT, Denys. Qu’est-ce que l’art moderne? Paris: Gallimard, 2000.
SCHAPIRO, Meyer. Mondrian: a dimensão humana da pintura abstrata. Tradução de Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Fábio José Santos de Oliveira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).