Entre linhas e árvores: um estudo sobre Julio Cortázar e Piet Mondrian

Auteurs

  • Fábio José Santos de Oliveira Universidade de São Paulo/Université Paris 8

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.45-58

Mots-clés :

Literatura comparada, literatura e artes plásticas, Julio Cortázar, Piet Mondrian

Résumé

No conto “Manuscrito hallado en un bolsillo” (Manuscrito achado num bolso), do livro Octaedro, de Julio Cortázar, aparecem algumas referências à obra do pintor holandês Piet Mondrian. Tendo isso em consideração, buscamos analisar a importância dessas referências para o sentido do conto em questão, bem como estudar os momentos nos quais, salvaguardadas as especificidades do modelo artístico de ambos, o texto de Cortázar está ou não em contato com a obra de Mondrian no que diz respeito a dados estéticos. Ao falar de dados estéticos, referimo-nos aos procedimentos de trabalho com o texto e à produção de sentido a partir da maneira como o texto (conto ou pintura) está estruturado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARRIGUCCI JR., Davi. O escorpião encalacrado: a poética da destruição em Julio Cortázar. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BAUDELAIRE, Charles. Le peintre de la vie moderne. In: BAUDELAIRE, Charles. Œuvres complètes. Organisation de Claude Pichois. Paris: Gallimard, 1976.

BRANDÃO, Carlos Leite. A arte contra a natureza: filosofia, pintura e arquitetura em Mondrian. In: MONDRIAN, Piet. Neoplasticismo na pintura e na arquitetura: Piet Mondrian. Organização de Carlos A. Ferreira Martins. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CORTÁZAR, Julio. Octaedro. Buenos Aires: Sudamericana, 1974.

CORTÁZAR, Julio. Todos los fuegos el fuego. 15. ed. Buenos Aires: Sudamericana, 1974.

CORTÁZAR, Julio. Rayuela. Madrid: Alfaguara, 1984.

CORTÁZAR, Julio. Ultimo round. 12. ed. Mexico: Siglo XXI, 1990.

CORTÁZAR, Julio. Obra crítica/2. Edición de Jaime Alagraki. Madrid: Santillana; Alfaguara, 1994.

CORTÁZAR, Julio. Deshoras. Buenos Aires: Suma de Letras Argentina, 2004.

CORTÁZAR, Julio. Las armas secretas. 17. ed. Madrid: Cátedra, 2004.

HARRISON, Charles; FRASCINA, Francis; PERRY, Gill. Primitivismo, cubismo, abstração. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 1998.

OZENFANT, Amedée; JEANNERET, Charles Édouard. Depois do cubismo. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

POE, Edgar Allan. The Complete Illustrated Works of Edgar Allan Poe. London: Bounty Books, 2006.

RIOUT, Denys. Qu’est-ce que l’art moderne? Paris: Gallimard, 2000.

SCHAPIRO, Meyer. Mondrian: a dimensão humana da pintura abstrata. Tradução de Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

Téléchargements

Publiée

2013-12-31

Comment citer

Oliveira, F. J. S. de. (2013). Entre linhas e árvores: um estudo sobre Julio Cortázar e Piet Mondrian. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 23(3), 45–58. https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.45-58

Numéro

Rubrique

Dossiê - Intermidialidade - Parte II