Percursos de investigação literária: o lugar da literatura infantil nos estudos de literatura comparada

Autores

  • Anselmo Peres Alôs Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.1.201-218

Palavras-chave:

literatura infantil, literatura comparada, limiares disciplinares

Resumo

O objetivo deste trabalho é delinear e sistematizar os percursos teóricos de investigação, no campo dos estudos comparatistas, relativos às pesquisas que tomam a literatura infantil como objeto de análise. Simultaneamente, busca-se evidenciar a redefinição da própria noção de literatura infantil, bem como seu caráter de constructo teórico, a partir das novas reflexões tecidas no campo da literatura e da cultura nas últimas décadas do século XX e das primeiras décadas do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Peres Alôs, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto no Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da UFSM, onde leciona literatura brasileira, literaturas luso-afroasiáticas, teoria literária, literatura comparada e literatura infantil. Coordena o projeto de pesquisa Ressonâncias e dissonâncias do romance lusófono contemporâneo: o imaginário pós-colonial e a (des)construção da identidade nacional.

Referências

ALQUDSI-GHABRA, Taghreed. Arabic children’s literature. In: HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004, p. 954-959.

ALVES, Rubem. Caindo na real: Cinderela e Chapeuzinho Vermelho para o tempo atual. Campinas: Papirus, 2004.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BENJAMIN, Walter. Visão do livro infantil. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002, p. 69-80.

BERNHEIMER, Charles. The Bernheimer report, 1993: comparative literature at the turn of the century. Comparative literature in the age of multiculturalism. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1995, p. 39-50.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BRADFORD, Clare. Unsettling narratives: postcolonial readings of children’s literature. Waterloo: Wilfrid Laurier University Press, 2007.

BRAVO-VILLASANTE, C. Historia de la literatura infantil universal. Madrid: Ministerio de Cultura, 1971.

CALDIN, Clarice Fortkamp. O bibliotecário, a criança e a literatura infantil: algumas ponderações. Revista ACB. Florianópolis, Associação Catarinense de Biblioteconomia, v. 6, n. 1, 2001, p. 111-128.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura infantil. São Paulo: Global, 1984.

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.

CHATMAN, Seymour. Story and discourse: narrative structure in fiction and film. Ithaca: Cornell University Press, 1978.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Ática, 1991.

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil brasileira. São Paulo: Edusp, 1995.

COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2002.

COLLINS, Suzanne. Jogos vorazes. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

COLLINS, Suzanne. Em chamas. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

COLLINS, Suzanne. A esperança. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

CUNNINGHAM, H. Children and childhood in Western society since 1500. London and New York: Longman, 1995.

DAY, Frances Ann. Lesbian and gay voices: an annotated bibliography and guide to literature for children and young adults. Westport: Greenwood Press, 2000.

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. São Paulo: Penguin Companhia, 2012.

ENDE, Michael. Manu, a menina que sabia ouvir. São Paulo: Círculo do Livro, 1973.

ESCARPIT, D. La littérature d’enfance et de jeunesse en Europe. Paris: Presses Universitaires, 1981.

EVEN-ZOHAR, Itamar. Factores y dependencias en la cultura: una revisión de la teoría de los polisistemas. Trad. de Montserrat Iglesias Santos. In: IGLESIAS, Montserrat. Teoría de los polisistemas. Estudio introductorio, compilación de textos y bibliografía por Montserrat Iglesias Santos. Madrid: Arco, 1999, p. 23-52.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GENETTE. Gérard. Palimpsestes. Paris: Seuil, 1982.

GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1991.

GÓES, Lúcia Pimentel. Olhar de descoberta. São Paulo: Paulinas, 2004.

GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Contos de Grimm. 32. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2008.

HAZARD, Paul. Les livres, les enfants et les hommes. Paris: Flammarion, 1932.

HAZARD, Paul. Books, children and men. Trans. M. Mitchell. Boston: The Horn Book, 1944.

HELD, Jacqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.

HO, Laina. China. In: HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004, p. 1029-1038.

HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004.

HÜRLIMANN, Bettina. Europäische Kinderbüchen aus drei Jahrhunderten. Zurich: Atlantis, 1959.

KHÉDE, Sônia S. (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983.

LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa. São Paulo: Editora ABU, 1982.

LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: os anéis mágicos. São Paulo: ABU, 1983.

LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: o cavalo e o menino. São Paulo: ABU, 1984a.

LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: o príncipe e a ilha mágica. São Paulo: ABU, 1984b.

LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia:o navio da alvorada. São Paulo: ABU, 1985.

LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: a cadeira de prata. São Paulo: ABU, 1986.

LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: a última batalha. São Paulo: ABU, 1987.

LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Da literatura comparada à teoria da literatura. Lisboa: Edições 70, 1988.

MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. São Paulo: Summus, 1979.

MEYER, Sthephanie. Crepúsculo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.

NIKOLAJEVA, Maria (Ed.). Aspects and issues in the history of children’s literature. Westport: Greenwood Press, 1995.

O’SULLIVAN, Emer. Comparative children’s literature. London: Routledge, 2005.

PALO, Maria José; OLIVEIRA, M. Rosa. Literatura infantil. São Paulo: Ática, 1986.

PELLOWSKI, Anne. The world of children’s literature. New York and London: Bowker, 1968.

PERES, A. M. C. O infantil na literatura: uma questão de estilo. Belo Horizonte: Miguilim, 1999.

PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho e outros contos de Perrault. Trad. Olívia Krahenbuhl. São Paulo: Círculo do Livro, 1994.

PERROT, Jean. A literatura infantil e juvenil. In: BRUNEL, Pierre; CHEVREL, Yves. Compêndio de literatura comparada. Trad. Maria do Rosário Monteiro. Lisboa: Fundação Calouste-Gulbenkian, 2004, p. 325-348.

PONDÉ, M. da Glória; YUNES, Eliana. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.

RIORDAN, Rick. O ladrão de raios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

RIORDAN, Rick. O mar de monstros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

RIORDAN, Rick. A maldição do titã.Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

ROSEMBERG, Fúlvia. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1984.

ROUSSEAU, J. J. Émile ou de l’éducation. Le Haye: Néaulme, 1762.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a pedra filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a câmara secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o cálice de fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a Ordem da Fênix. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o enigma do príncipe. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

ROWLING, J. K. Harry Potter e as relíquias da morte. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

SANDRONI, Laura. Brazil. In: HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004, p. 1004-1010.

SANT’ANNA, Jaime dos Reis. Entre bruxos e vampiros: ideologia e alienação no mercado editorial de literatura infantil. Anais do III congresso de leitura e literatura infantil e juvenil (2012). Disponível em: . Acesso: 11 fev. 2013.

SANTOS, Manoel Antônio dos; PRATTA, Elisângela Maria Machado. Adolescência e uso de drogas à luz da psicanálise: sofrimento e êxtase na passagem. Tempo psicanalítico. Rio de Janeiro, v. 44, n. I, 2012, p. 167-182.

SANTUCCI, Luiggi. Letteratura infantile. Milan: Fratelli Fabbri, 1958.

SHAVIT, Zohar. Poetics of children’s literature. London: University of Georgia Press, 1986.

SOUSA, Celeste H. M. R. de. Do cá e do lá: introdução à imagologia. São Paulo: Humanitas, 2004.

SWIFT, Jonathan. As viagens de Gulliver. São Paulo: Penguin Companhia, 2010.

THWAITE, Mary. From primer to pleasure in reading. London: Library Association, 1963.

TOLKIEN, J. R. R. O hobbit. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

TOLKIEN, J. R. R. O senhor dos anéis: edição completa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

URBA, Kestutis. The Baltic Coutries. In: HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004, p. 990-997.

ZILBERMAN, Regina (Org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2005.

ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira. São Paulo: Global, 1993.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Alôs, A. P. (2014). Percursos de investigação literária: o lugar da literatura infantil nos estudos de literatura comparada. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 24(1), 201–218. https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.1.201-218