Percursos de investigação literária: o lugar da literatura infantil nos estudos de literatura comparada
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.1.201-218Palavras-chave:
literatura infantil, literatura comparada, limiares disciplinaresResumo
O objetivo deste trabalho é delinear e sistematizar os percursos teóricos de investigação, no campo dos estudos comparatistas, relativos às pesquisas que tomam a literatura infantil como objeto de análise. Simultaneamente, busca-se evidenciar a redefinição da própria noção de literatura infantil, bem como seu caráter de constructo teórico, a partir das novas reflexões tecidas no campo da literatura e da cultura nas últimas décadas do século XX e das primeiras décadas do século XXI.
Downloads
Referências
ALQUDSI-GHABRA, Taghreed. Arabic children’s literature. In: HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004, p. 954-959.
ALVES, Rubem. Caindo na real: Cinderela e Chapeuzinho Vermelho para o tempo atual. Campinas: Papirus, 2004.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BENJAMIN, Walter. Visão do livro infantil. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002, p. 69-80.
BERNHEIMER, Charles. The Bernheimer report, 1993: comparative literature at the turn of the century. Comparative literature in the age of multiculturalism. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1995, p. 39-50.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
BRADFORD, Clare. Unsettling narratives: postcolonial readings of children’s literature. Waterloo: Wilfrid Laurier University Press, 2007.
BRAVO-VILLASANTE, C. Historia de la literatura infantil universal. Madrid: Ministerio de Cultura, 1971.
CALDIN, Clarice Fortkamp. O bibliotecário, a criança e a literatura infantil: algumas ponderações. Revista ACB. Florianópolis, Associação Catarinense de Biblioteconomia, v. 6, n. 1, 2001, p. 111-128.
CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura infantil. São Paulo: Global, 1984.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CHATMAN, Seymour. Story and discourse: narrative structure in fiction and film. Ithaca: Cornell University Press, 1978.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Ática, 1991.
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil brasileira. São Paulo: Edusp, 1995.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2002.
COLLINS, Suzanne. Jogos vorazes. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
COLLINS, Suzanne. Em chamas. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
COLLINS, Suzanne. A esperança. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CUNNINGHAM, H. Children and childhood in Western society since 1500. London and New York: Longman, 1995.
DAY, Frances Ann. Lesbian and gay voices: an annotated bibliography and guide to literature for children and young adults. Westport: Greenwood Press, 2000.
DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. São Paulo: Penguin Companhia, 2012.
ENDE, Michael. Manu, a menina que sabia ouvir. São Paulo: Círculo do Livro, 1973.
ESCARPIT, D. La littérature d’enfance et de jeunesse en Europe. Paris: Presses Universitaires, 1981.
EVEN-ZOHAR, Itamar. Factores y dependencias en la cultura: una revisión de la teoría de los polisistemas. Trad. de Montserrat Iglesias Santos. In: IGLESIAS, Montserrat. Teoría de los polisistemas. Estudio introductorio, compilación de textos y bibliografía por Montserrat Iglesias Santos. Madrid: Arco, 1999, p. 23-52.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GENETTE. Gérard. Palimpsestes. Paris: Seuil, 1982.
GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1991.
GÓES, Lúcia Pimentel. Olhar de descoberta. São Paulo: Paulinas, 2004.
GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Contos de Grimm. 32. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2008.
HAZARD, Paul. Les livres, les enfants et les hommes. Paris: Flammarion, 1932.
HAZARD, Paul. Books, children and men. Trans. M. Mitchell. Boston: The Horn Book, 1944.
HELD, Jacqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.
HO, Laina. China. In: HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004, p. 1029-1038.
HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004.
HÜRLIMANN, Bettina. Europäische Kinderbüchen aus drei Jahrhunderten. Zurich: Atlantis, 1959.
KHÉDE, Sônia S. (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983.
LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa. São Paulo: Editora ABU, 1982.
LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: os anéis mágicos. São Paulo: ABU, 1983.
LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: o cavalo e o menino. São Paulo: ABU, 1984a.
LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: o príncipe e a ilha mágica. São Paulo: ABU, 1984b.
LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia:o navio da alvorada. São Paulo: ABU, 1985.
LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: a cadeira de prata. São Paulo: ABU, 1986.
LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia: a última batalha. São Paulo: ABU, 1987.
LEWIS, C. S. Crônicas de Nárnia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Da literatura comparada à teoria da literatura. Lisboa: Edições 70, 1988.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. São Paulo: Summus, 1979.
MEYER, Sthephanie. Crepúsculo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.
NIKOLAJEVA, Maria (Ed.). Aspects and issues in the history of children’s literature. Westport: Greenwood Press, 1995.
O’SULLIVAN, Emer. Comparative children’s literature. London: Routledge, 2005.
PALO, Maria José; OLIVEIRA, M. Rosa. Literatura infantil. São Paulo: Ática, 1986.
PELLOWSKI, Anne. The world of children’s literature. New York and London: Bowker, 1968.
PERES, A. M. C. O infantil na literatura: uma questão de estilo. Belo Horizonte: Miguilim, 1999.
PERRAULT, Charles. Chapeuzinho Vermelho e outros contos de Perrault. Trad. Olívia Krahenbuhl. São Paulo: Círculo do Livro, 1994.
PERROT, Jean. A literatura infantil e juvenil. In: BRUNEL, Pierre; CHEVREL, Yves. Compêndio de literatura comparada. Trad. Maria do Rosário Monteiro. Lisboa: Fundação Calouste-Gulbenkian, 2004, p. 325-348.
PONDÉ, M. da Glória; YUNES, Eliana. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.
RIORDAN, Rick. O ladrão de raios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.
RIORDAN, Rick. O mar de monstros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.
RIORDAN, Rick. A maldição do titã.Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.
ROSEMBERG, Fúlvia. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1984.
ROUSSEAU, J. J. Émile ou de l’éducation. Le Haye: Néaulme, 1762.
ROWLING, J. K. Harry Potter e a pedra filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
ROWLING, J. K. Harry Potter e a câmara secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
ROWLING, J. K. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
ROWLING, J. K. Harry Potter e o cálice de fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
ROWLING, J. K. Harry Potter e a Ordem da Fênix. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
ROWLING, J. K. Harry Potter e o enigma do príncipe. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
ROWLING, J. K. Harry Potter e as relíquias da morte. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
SANDRONI, Laura. Brazil. In: HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004, p. 1004-1010.
SANT’ANNA, Jaime dos Reis. Entre bruxos e vampiros: ideologia e alienação no mercado editorial de literatura infantil. Anais do III congresso de leitura e literatura infantil e juvenil (2012). Disponível em: . Acesso: 11 fev. 2013.
SANTOS, Manoel Antônio dos; PRATTA, Elisângela Maria Machado. Adolescência e uso de drogas à luz da psicanálise: sofrimento e êxtase na passagem. Tempo psicanalítico. Rio de Janeiro, v. 44, n. I, 2012, p. 167-182.
SANTUCCI, Luiggi. Letteratura infantile. Milan: Fratelli Fabbri, 1958.
SHAVIT, Zohar. Poetics of children’s literature. London: University of Georgia Press, 1986.
SOUSA, Celeste H. M. R. de. Do cá e do lá: introdução à imagologia. São Paulo: Humanitas, 2004.
SWIFT, Jonathan. As viagens de Gulliver. São Paulo: Penguin Companhia, 2010.
THWAITE, Mary. From primer to pleasure in reading. London: Library Association, 1963.
TOLKIEN, J. R. R. O hobbit. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
TOLKIEN, J. R. R. O senhor dos anéis: edição completa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
URBA, Kestutis. The Baltic Coutries. In: HUNTS, Peter. International companion encyclopedia of children’s literature, v. II. London: Routledge, 2004, p. 990-997.
ZILBERMAN, Regina (Org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2005.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira. São Paulo: Global, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Anselmo Peres Alôs (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).