Cascas sobre o papel: memória do dilaceramento
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.65-75Palavras-chave:
Didi-Huberman, rastro, história, fotografiaResumo
O ensaio tenta mostrar como o autor Georges Didi-Huberman, na obra Écorces (Cascas), nos apresenta sua experiência de rastros (W. Benjamin) e sua interpretação do dilaceramento nos campos de Auschwitz-Birkenau. Trata-se de uma narrativa de ruínas pela palavra e pela imagem fotográfica. Escritura que se encontra entre a pesquisa histórica e a empresa literária autobiográfica.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Imagens do pensamento. Edição e tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio Alvim, 2004.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 197-221. (Obras Escolhidas, 1).
BENJAMIN, Walter. Paris capitale du XIXe siècle. Édition de R. Tiedemann. Traduction de J. Lacoste. Paris: Le Cerf, 1989.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 222-232. (Obras Escolhidas, 1).
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Organização de Ginette Michaud, Joana Masó e Javier Bassas. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Blancs soucis. Paris: Les Éditions de Minuit, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Tradução de André Telles. Serrote: Uma Revista de Ensaios, Artes Visuais, Ideias e Literatura, São Paulo, n. 13, p. 99-133, mar. 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Écorces. Paris: Les Éditions de Minuit, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images malgré tout. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna: essai sur le drape tombé. Paris: Gallimard, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontages du temps subi: l’œil de l’Histoire, 2. Paris: Les Éditions de Minuit, 2010.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
LEIRIS, Michel. Miroir de la tauromachie. Paris: Fata Morgana, 2005.
SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das letras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Vera Casa Nova (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).