Cascas sobre o papel: memória do dilaceramento
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.65-75Mots-clés :
Didi-Huberman, rastro, história, fotografiaRésumé
O ensaio tenta mostrar como o autor Georges Didi-Huberman, na obra Écorces (Cascas), nos apresenta sua experiência de rastros (W. Benjamin) e sua interpretação do dilaceramento nos campos de Auschwitz-Birkenau. Trata-se de uma narrativa de ruínas pela palavra e pela imagem fotográfica. Escritura que se encontra entre a pesquisa histórica e a empresa literária autobiográfica.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. Imagens do pensamento. Edição e tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio Alvim, 2004.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 197-221. (Obras Escolhidas, 1).
BENJAMIN, Walter. Paris capitale du XIXe siècle. Édition de R. Tiedemann. Traduction de J. Lacoste. Paris: Le Cerf, 1989.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 222-232. (Obras Escolhidas, 1).
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Organização de Ginette Michaud, Joana Masó e Javier Bassas. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Blancs soucis. Paris: Les Éditions de Minuit, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Tradução de André Telles. Serrote: Uma Revista de Ensaios, Artes Visuais, Ideias e Literatura, São Paulo, n. 13, p. 99-133, mar. 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Écorces. Paris: Les Éditions de Minuit, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images malgré tout. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna: essai sur le drape tombé. Paris: Gallimard, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontages du temps subi: l’œil de l’Histoire, 2. Paris: Les Éditions de Minuit, 2010.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
LEIRIS, Michel. Miroir de la tauromachie. Paris: Fata Morgana, 2005.
SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das letras, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Vera Casa Nova (Autor) 2014
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).