A tentação do haikai e a experiência traumática da fotografia em Roland Barthes

Autores

  • Leda Tenório da Motta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Autor
  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual de Campinas Autor

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.127-139

Palavras-chave:

fotografia, haikai, escritura, Roland Barthes

Resumo

Este artigo quer fornecer subsídios para um entendimento do conceito barthesiano de punctum. Particularmente atento às referências poéticas, notadamente a do haikai japonês, a que faz apelo à definição de Barthes, busca igualmente assinalar a convergência entre punctum e escritura, deduzindo dela a poeticidade que muitos têm reconhecido na teoria barthesiana da fotografia. Acreditamos que tal enfoque inove as muitas aproximações ao punctum hoje existentes.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 9. ed. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

BARTHES, Roland. A preparação do romance. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005. v. I: da vida à obra.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1996.

BARTHES, Roland. O império dos signos. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, pintura, teatro e música. 2. ed. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BARTHES, Roland. Vingt mots-clés pour Roland Barthes. In: Oeuvres complètes. Nouvelle édition revue, corrigée et presentée par Éric Marty. Paris: Seuil, 2002. t. 4, p. 851-875.

COMMENT, Bernard. Roland Barthes, vers le neutre. Paris: Christian Bourgois, 2002.

FOREST, Philippe. Haïku et épiphanie: avec Barthes, du poème au roman. Ebisu (Revue de la Maison Franco-Japonaise de Tokyo), n. 35, Printemps-Eté 2006.

FRANCHETTI, Paulo (Org.). Haikai. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

FRANCHETTI, Paulo. Introdução. In: FRANCHETTI, Paulo (Org.). Haikai. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. p. 9-65.

GIL, Marie. Roland Barthes: au lieu de la vie. Paris: Flammarion, 2012.

GUITARD, Jacqueline. La photographie ou l’épreuve de l’écriture. 2009. Thèse sous la direction d’Éric Marty, UFR Histoire et Sémiologie du texte et de l’image. Université de Paris VII – Denis Diderot, 2009.

ISHIDA, Hidetaka. L’écriture japonaise de Roland Barthes. In: BOUGNOUX, Daniel (Dir.). Empreintes de Roland Barthes. Nantes: Cécile Defaut / INA, 2009. p. 85-95.

HYPOTYPOSE. In: LITTRÉ, Émile. Dictionnaire de la langue française. 2. éd. rev. et aug. Disponível em: http://www.littre.org/definition/hypotypose. Acesso em: 3 abr. 2014.

MARTY, Éric. Présentation. In: BARTHES, Roland. Oeuvres completes. Nouvelle édition revue, corrigée et presentée par Éric Marty. Paris: Seuil, 2002. t. IV. p. 9-22.

MUNIER, Roger. Haïku. Paris: Fayard, 1978.

RAYE, Alain. Le Robert. Dictionnaire Historique de la langue française. Paris: Dictionnaires Le Robert, 1992. 3 v.

Downloads

Publicado

2014-08-30

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e Fotografia - Poéticas das Imagens

Como Citar

A tentação do haikai e a experiência traumática da fotografia em Roland Barthes. (2014). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 24(2), 127-139. https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.127-139