A tentação do haikai e a experiência traumática da fotografia em Roland Barthes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.127-139Palavras-chave:
fotografia, haikai, escritura, Roland BarthesResumo
Este artigo quer fornecer subsídios para um entendimento do conceito barthesiano de punctum. Particularmente atento às referências poéticas, notadamente a do haikai japonês, a que faz apelo à definição de Barthes, busca igualmente assinalar a convergência entre punctum e escritura, deduzindo dela a poeticidade que muitos têm reconhecido na teoria barthesiana da fotografia. Acreditamos que tal enfoque inove as muitas aproximações ao punctum hoje existentes.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 9. ed. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
BARTHES, Roland. A preparação do romance. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005. v. I: da vida à obra.
BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1996.
BARTHES, Roland. O império dos signos. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, pintura, teatro e música. 2. ed. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BARTHES, Roland. Vingt mots-clés pour Roland Barthes. In: Oeuvres complètes. Nouvelle édition revue, corrigée et presentée par Éric Marty. Paris: Seuil, 2002. t. 4, p. 851-875.
COMMENT, Bernard. Roland Barthes, vers le neutre. Paris: Christian Bourgois, 2002.
FOREST, Philippe. Haïku et épiphanie: avec Barthes, du poème au roman. Ebisu (Revue de la Maison Franco-Japonaise de Tokyo), n. 35, Printemps-Eté 2006.
FRANCHETTI, Paulo (Org.). Haikai. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
FRANCHETTI, Paulo. Introdução. In: FRANCHETTI, Paulo (Org.). Haikai. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. p. 9-65.
GIL, Marie. Roland Barthes: au lieu de la vie. Paris: Flammarion, 2012.
GUITARD, Jacqueline. La photographie ou l’épreuve de l’écriture. 2009. Thèse sous la direction d’Éric Marty, UFR Histoire et Sémiologie du texte et de l’image. Université de Paris VII – Denis Diderot, 2009.
ISHIDA, Hidetaka. L’écriture japonaise de Roland Barthes. In: BOUGNOUX, Daniel (Dir.). Empreintes de Roland Barthes. Nantes: Cécile Defaut / INA, 2009. p. 85-95.
HYPOTYPOSE. In: LITTRÉ, Émile. Dictionnaire de la langue française. 2. éd. rev. et aug. Disponível em: http://www.littre.org/definition/hypotypose. Acesso em: 3 abr. 2014.
MARTY, Éric. Présentation. In: BARTHES, Roland. Oeuvres completes. Nouvelle édition revue, corrigée et presentée par Éric Marty. Paris: Seuil, 2002. t. IV. p. 9-22.
MUNIER, Roger. Haïku. Paris: Fayard, 1978.
RAYE, Alain. Le Robert. Dictionnaire Historique de la langue française. Paris: Dictionnaires Le Robert, 1992. 3 v.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Leda Tenório da Motta, Rodrigo Fontanari (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).