A tentação do haikai e a experiência traumática da fotografia em Roland Barthes

Autores

  • Leda Tenório da Motta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.127-139

Palavras-chave:

fotografia, haikai, escritura, Roland Barthes

Resumo

Este artigo quer fornecer subsídios para um entendimento do conceito barthesiano de punctum. Particularmente atento às referências poéticas, notadamente a do haikai japonês, a que faz apelo à definição de Barthes, busca igualmente assinalar a convergência entre punctum e escritura, deduzindo dela a poeticidade que muitos têm reconhecido na teoria barthesiana da fotografia. Acreditamos que tal enfoque inove as muitas aproximações ao punctum hoje existentes.

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Publicado

2014-08-30

Como Citar

Motta, L. T. da, & Fontanari, R. (2014). A tentação do haikai e a experiência traumática da fotografia em Roland Barthes. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 24(2), 127–139. https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.127-139

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e Fotografia - Poéticas das Imagens